Viola, Minha Viola apresenta especial com Renato Teixeira, hoje, 24, à noite


O Viola, Minha Viola exibe neste sábado, dia 24, às 20h, como especial de Natal, uma edição comemorativa da carreira de Renato Teixeira, o famoso autor da música Romaria. O programa, apresentado por Inezita Barroso na TV Cultura, conta com um grupo de convidados que representa diferentes fases da trajetória musical do compositor – desde seu começo como compositor dos festivais na década de 60 até as parcerias com Almir Sater e Sérgio Reis.
A atração conta com a participação dos integrantes originais do Grupo Água – Dudu Portes (percussão), Márcio Muniz (flauta, clarinete, charango) e Rodolfo Grani (baixo) –, os filhos Chico Teixeira e João Lavraz, além dos compositores e cantores Tavito e Beto Ruschell.
Algumas das músicas do programa que mostram a carreira de Renato Teixeira são: Aquela velha história, Cavalo bravo, Romaria, Moreninha se eu te pedisse, Amora, Frete, Tocando em frente e Olhos profundos.
Aproveitando a data natalina, Inezita Barroso abre o programa especial cantando a brasileiríssima música Noite Azul, de Orestes Barbosa. E Renato Teixeira apresenta um poema de Manuel Bandeira musicado por ele. O encerramento da edição é um grande coro coletivo da composição Romaria, um dos grandes hinos caipiras.
A trajetória
Nascido em Santos, Renato passou a infância em Taubaté. Tornou-se compositor e esteve presente na era dos Festivais da TV Record ao ser interpretado por Gal Costa e Roberto Carlos. Depois disso, seu disco Paisagem foi um dos marcos da aproximação com a música raiz. Gosta de lembrar a estética musical inovadora criada com o parceiro Sérgio Mineiro, no Grupo Água, trabalho que seduziu Elis Regina, Almir Sater e tantos outros.
Interessante lembrar que os arranjos do Grupo Água para a canção Romaria, por exemplo, foram reproduzidos fielmente por Elis Regina quando ela decidiu gravá-la. A música se tornou um clássico da música popular, alargando as fronteiras da música caipira. Renato ainda foi um autor de famosos jingles publicitários e de trilhas sonoras para novelas e minisséries da televisão. Outro trabalho inesquecível foi a parceria com Pena Branca e Xavantinho, em um show inesquecível gravado ao vivo em Tatuí (SP), no ano de 1992.
Esta edição do Viola, Minha Viola ganha reapresentação nesse domingo de Natal,25 dezembro, às 9 horas.

Comentários