Alunas da Fatec participam da XI ERSCTA



Alunas do curso de Tecnólogo em Agronegócios da FATEC de Jales estiveram no XI ERSCTA – Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado  em Curitiba (PR), nos dias 9 a 11 de outubro de 2011, cada uma delas apresentou um artigo na forma de pôster. Larissa Nayara de Oliveira apresentou o artigo intitulado "Desenvolvimento e análise sensorial de doce caseiro elaborado com casca de banana maçã (musa sapientum)", sob a orientação da Profª. Me. Denise Pinheiro Soncini da Costa e Laíne Karen Carvalho Sanches o artigo "Processamento e aceitabilidade de geléia de pimenta dedo de moça (capsicum baccatum) e pimentão vermelho (capsicum annuum)", sob a orientação da Profª. Anieli Camila Artilha.
Este evento foi organizado pela sbCTA-PR - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Regional Paraná; FIEPR - Sistemas das Federações das Indústrias do Estado do Paraná; UFPR - Universidade Federal do Paraná; UEM - Universidade Estadual de Maringá e UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. O ERSCTA acontece desde 1999, a partir da sexta edição, na cidade de Curitiba. Conta com a participação de profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, empresários de vários estados brasileiros.
O Congresso teve como tema central "Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade".   O evento propiciou a exposição das mais novas tendências do mercado, através de mesas redondas, cursos e palestras com especialistas de renome, das mais diversas áreas da Pesquisa e Produção de Alimentos como Hélder dos Santos Félix Monteiro Muteia da FAO no Brasil, Silvia Deboni Dutcosky da About Solution Ltda e Marta de Toledo Benassi da UEL.
Seagro –

Abordando temas atuais, a Seagro deu ênfase às questões ambientais e os principais desafios do agronegócio brasileiro. O evento teve como público alvo os estudantes e professores da Fatec Jales, e outros convidados.
Foram abordados os seguintes temas: "O Profissional do Século XXI" – Prof. Fábio Silvério, "Agronegócio e Seus Desafios" – Prof. Dr. Luiz Antonio Daniel, "Gestão Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável no Agronegócio – Prof. Hélio Augusto Maschio, "Programa AgroSebrae Focando a Cadeia Produtiva da Carne" – Dra. Viviane Karina Gianlorenço, "Reflexões sobre a Sustentabilidade em Diferentes Espaços - Profª. Dra. Juliana Augusta Verona e "O Novo Código Florestal: O Desafio da Sustentabilidade Econômica e Ambiental" – Sr. José Eduardo Coscrato Lelis – Secretario da Diretoria Executiva da FAESP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo.
Também foram ministrados minicursos aos alunos da Fatec Jales sob os temas "Oficina Invista no Planejamento", com as Analistas do SEBRAE-SP, Eliana Cristina Germano e Carla Valéria Colleti Pessoa, além do minicurso "Postura no Processo de Entrevista e Seleção", com a Profª. Alessandra Testi.
A Fatec Jales e a Fatec Júnior – Consultoria e Assessoria, realizaram nos dias 16, 17 e 18 de novembro, nas dependências da Câmara Municipal de Jales, a IV Seagro - Semana Acadêmica do Agronegócio.

Comentários