Parceria Unijales/Prefeitura atendeu mais de 40 atletas na Clínica Escola durante os Jogos Regionais






Os Jogos Regionais que movimentaram várias praças esportivas de Jales, movimentaram também a Clínica Escola da Unijales. De 8 a 14 de julho, o Centro de Convivência do Idoso João Guisso recebeu cerca de 40 atletas de diferentes delegações que foram atendidos por profissionais e quartanistas do Curso de Fisioterapia da Unijales e da Prefeitura da cidade. Em um único dia, o Centro chegou a receber cerca de 10 atletas.
Das 7 às 17 horas, a Clínica funcionou durante as férias para atender preferencialmente esportistas. "Os atendimentos facilitaram o desempenho do atleta machucado, pois recebendo tratamento específico, ele pôde retornar às competições mais rapidamente", explica a fisioterapeuta e professora da Unijales Adriana Lourenção.
Ao se machucar, o atleta passava por triagem ainda na quadra, campo, pista ou tatame e era encaminhado para a Clínica Escola para tratamento de eletroterapia e cinesioterapia. Esses atendimentos aconteceram de forma eficaz graças aos agendamentos feitos pelos técnicos das equipes que possuíam o número do telefone da Clínica, assim como de outras emergências como SAMU e Corpo de Bombeiros, nos crachás que utilizaram durante os Jogos.
A maioria dos esportistas chegou com contraturas musculares, lesões ligamentares, estiramentos, entorses e luxações e recebeu tratamento adequado como laser, ultra som e TENS – Neuroestimulação Elétrica Transcutânea.
De acordo com a fisioterapeuta da Prefeitura Josiane Cristina Bigotto Maximiano, "o tratamento durou enquanto os atletas participavam dos jogos e puderam realizar o número de sessões necessárias para a recuperação".
Enfermagem e Educação Física
O pessoal da Enfermagem, logo pela manhã, se distribuía entre as praças esportivas para prestar os primeiros socorros.
Todas as ações realizadas pelos alunos da Unijales foram supervisionadas por professores da instituição e por profissionais da Prefeitura. As atividades contarão como horas extracurriculares.
– Além de professores da Educação Física e Fisioterapia terem sido atletas e técnicos durantes os jogos, alunos de outros cursos também participaram ativamente da organização e das competições. No dia 5 de julho, quando as comissões começaram a chegar a Jales, alunas de Educação Física trabalhavam na secretaria do comitê, organizando material e recepcionando pessoas. Depois, com o início das competições, foram escaladas para ações específicas.

Comentários