Dezembro Laranja destaca o risco da exposição solar e importância da conscientização sobre os cuidados com a pele





O Hospital Amaral Carvalho, mais uma vez, reforça seu apoio à campanha Dezembro Laranja, que destaca a conscientização e prevenção do câncer de pele, tendo o não melanoma como o mais incidente em todo o mundo.
 
A doença representa cerca de 30 por cento de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Anualmente no HAC, mais de 7 mil casos são tratados segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC). Mas, as chances de cura são de mais de 90% quando o tumor é descoberto ainda no início.

“O maior fator de risco para os tumores de pele é a exposição solar. E isso é cumulativo. Por esse motivo, a maior incidência está em pacientes acima dos 50 anos de idade, ou seja, que ficaram muito expostos ao Sol ao longo da vida, sem proteção”, comenta a médica dermatologista do HAC, Ana Gabriela Salvio - coordenadora do Programa de Prevenção do Melanoma.

A preocupação é ainda maior com a chegada do verão e os períodos de férias, quando aumenta o número de pessoas que se expõem ao Sol, sem proteção solar e em horários de maior incidência dos raios ultravioletas (das 10h às 16h). “Vivemos em um País predominantemente ensolarado, então, esse cuidado com a pele precisa existir o ano todo, mas é importante intensificar durante esses próximos meses. Uso de protetor solar corporal e facial a cada três horas, chapéus, óculos de Sol, roupas com proteção UV são essenciais para a prevenção do câncer de pele”, conclui a médica.

Além de ficar ao sol sem proteção, o uso de câmaras de bronzeamento também é um fator de risco para este tipo de câncer. O procedimento é proibido pela Anvisa desde 2009, pois são consideradas cancerígenas, com o uso aumentando em 75% o risco de melanoma em quem começa antes dos 35 anos.

Entre os diferentes tipos de tumores de pele, o mais agressivo é o melanoma, que, quando não diagnosticado e tratado de forma precoce, pode levar a morte. De acordo com dados da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC), as mortes por melanoma devem aumentar em 80% até 2040. “Por esse motivo, precisamos destacar os cuidados para prevenção e os principais sinais do melanoma, para que, ao observar algo diferente, busque avaliação médica rapidamente”, ressalta Ana Gabriela.

O ABCDE do melanoma é uma diretriz para suspeitar de pintas que surjam na pele, unhas, palma das mãos ou pés e couro cabeludo. Para isso, basta observar se a pinta apresenta assimetria, bordas irregulares, ou seja, sem contornos bem definidos, cor variável, com tons de preto, marrom e vermelho, por exemplo, diâmetro maior do que 6 milímetros (diâmetro de uma tampa de caneta) e evolução rápida, com crescimento, mudança de forma e cor.

Programa de Prevenção
O Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho há mais de 15 anos auxilia no diagnóstico precoce do melanoma, além de orientar a população sobre os fatores de risco para desenvolvimento desse tipo de câncer de pele. Se tiver alguma pinta suspeita, agende um atendimento no Instituto de Prevenção do Câncer de Pele para uma avaliação gratuita com nossos profissionais.

Serviço
Rua Rui Barbosa, 374 – Jaú – SP
Atendimento somente com agendamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.
Telefone para agendamento e informações: (14) 3602-1200 – ramal 1627

Comentários