Casa da Inclusão e da Longevidade é inaugurada para promover mais autonomia para pessoas com deficiência
O novo espaço simula uma casa e incentiva o desenvolvimento de habilidades do dia a dia, fortalecendo a independência dos participantes
|
Aprender a cozinhar, arrumar o quarto e cuidar da própria higiene podem parecer tarefas simples, mas para pessoas com deficiência essas atividades representam conquistas de autonomia.
Pensando nisso, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional em inclusão e saúde, com apoio da Fundação Beneficente Elijass Gliksmanis, reforça o compromisso com o desenvolvimento da autonomia e da independência das pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao oferecer a experiência de trabalhar as atividades da vida diária na Casa da Inclusão e da Longevidade, que foi inaugurada em 2 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Cômodos da Casa da Inclusão e Longevidade (cozinha, sala de estar e quarto).
Com cerca de 30m², o espaço foi planejado para reproduzir uma casa real, com cozinha, quarto, sala, banheiro e área de serviço. No local, os atendidos poderão praticar atividades da vida diária, como preparar refeições, cuidar da higiene pessoal, se vestir e organizar a casa, tarefas que contribuem para o desenvolvimento da independência e da autoestima. Essas atividades fazem parte da estratégia utilizada em Atividades de Vida Diária (AVDs), que simulam a rotina doméstica para desenvolver autonomia e independência.
A Casa também conta com recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), como tablets, vocalizadores e pranchas com símbolos personalizados, que ajudam pessoas com limitações na fala a se expressarem e se comunicarem melhor.
“A Casa da Inclusão e da Longevidade representa um passo importante na nossa missão de garantir oportunidades reais de autonomia às pessoas com deficiência. Queremos que cada participante possa experimentar, aprender e realizar suas atividades com mais independência e confiança”, afirma Ricardo Valverde, Supervisor do Serviço de Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).
A iniciativa faz parte do Programa Longevidade do IJC, que busca promover autonomia, autoestima e qualidade de vida para todas as pessoas em fase de envelhecimento, jovens e adultos, fortalecendo a inclusão na sociedade.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.
O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples. Aproveite para seguir o IJC nas redes sociais.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário