Atuação do deputado Itamar Borges garante inclusão de Rio Preto como MIT e amplia investimentos no turismo paulista

 


O deputado estadual Itamar Borges durante discurso da tribuna  em plenário

foto/assessoria/divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em Sessão Extraordinária realizada nesta quarta-feira (3), os projetos que ampliam o número de estâncias turísticas e de Municípios de Interesse Turístico (MITs) habilitados a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur).

Com atuação direta do deputado Itamar Borges, autor do projeto que classifica São José do Rio Preto como Município de Interesse Turístico (MIT) e também coautor da lei que criou os MITs no Estado de São Paulo, a cidade passa oficialmente a integrar a lista de municípios aptos a receber investimentos estaduais para o fortalecimento do turismo.

O PL 1274/2025 amplia o número de estâncias turísticas de 70 para 78, promovendo as cidades de Tatuí, Jaú, Botucatu, Guararema, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo. O mesmo projeto inclui São José do Rio Preto, Piracicaba, Pirassununga e Pedregulho entre os MITs com acesso direto aos recursos do Fumtur.

A ampliação só foi possível após a aprovação do PL 1273/2025, que eleva o limite de cidades contempladas pelo Fundo. Com a mudança, o Estado poderá contar com até 80 estâncias turísticas e 165 Municípios de Interesse Turístico. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade e seguem agora para sanção do governador.

Para o deputado Itamar Borges, a conquista representa um marco para o desenvolvimento regional e para a política pública de turismo no Estado.

“Sou autor do projeto que garantiu a classificação de Rio Preto como MIT e também coautor da lei que criou essa política no Estado. Isso demonstra nosso compromisso desde a origem com o fortalecimento do turismo como instrumento de desenvolvimento, geração de emprego e renda”, destacou.

Itamar Borges também relembra que já possui outros 18 Municípios de Interesse Turístico aprovados na Assembleia e que devem ser ranqueados muito em breve, passando, assim, a ter acesso direto aos recursos do Fumtur.

“Isso significa que muitos outros municípios logo estarão recebendo investimentos, fortalecendo o turismo regional e movimentando a economia local em diversas regiões do Estado”, ressaltou.

O deputado reforçou ainda que seguirá acompanhando de perto a liberação e a correta aplicação dos recursos.

“Turismo é infraestrutura, é oportunidade, é desenvolvimento regional. E é isso que seguimos trabalhando para garantir às nossas cidades”, finalizou.

Comentários