Aberta na segunda, 17 de novembro, a EXPOMAMU ocupa dois espaços do Hospital Regional de Bebedouro "José Cutrale Júnior", painéis no auditório/recepção e esculturas do personagem Mamu no jardim do estacionamento, visíveis das duas avenidas que contornam o prédio. Iniciativa do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, a mostra inaugura em Bebedouro sua fase itinerante após a estreia no Hospital de Amor Infantojuvenil, em Barretos.
Criado pelo artista plástico Roberto Weigand, o Mamu é inspirado na figura do elefante, símbolo de memória, empatia e força, e foi concebido com expressões quase neutras, para refletir as etapas de um tratamento de saúde, da dor e tristeza à alegria da cura.
“Busquei um personagem que acolhesse todos os sentimentos do cuidado, sem impor um único estado emocional. O Mamu acompanha da dor à esperança”, afirma Roberto Weigand, criador do Mamu, que esteve em Bebedouro na abertura da exposição no Hospital Regional.
A exposição deve seguir para Jales, em dezembro, e para o North Shopping Barretos, ampliando os espaços e, consequentemente, o acesso dos mais diferentes públicos, fazendo com que a arte, educação e humanização em saúde estejam em evidência.
“Começamos por Bebedouro a fase itinerante da EXPÔMMU para levar cultura e acolhimento para além dos consultórios, envolvendo pacientes, familiares e a comunidade”, diz Aline Dias, coordenadora do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor.
Na abertura oficial, o vice-prefeito de Bebedouro, Paulo Biachini, destacou o orgulho da cidade em receber a mostra e valorizou o trabalho humanizado implantado no Hospital Regional, alinhado ao DNA do Hospital de Amor. “Bebedouro se orgulha de sediar a EXPOMAMU. Aqui, a arte integra o cuidado e fortalece um atendimento humanizado que já é referência”, afirma.
Para o diretor do Hospital Regional, Eduardo Shimoyama, é um orgulho ser a primeira unidade fora de Barretos a receber a mostra. “Vamos estimular nossos pacientes e famílias a visitarem os painéis e abraçarem o Mamu como símbolo do cuidado que oferecemos”, diz.
A cerimônia contou ainda com a presença de crianças da Casa de Santa Clara, reforçando o caráter educativo e comunitário da ação.
Sobre a EXPOMAMU e o Mamu
O Mamu já integra o cotidiano do Hospital de Amor em murais, materiais educativos e campanhas. A EXPOMAMU amplia essa presença com painéis e esculturas que traduzem acolhimento, diversidade e empatia, fortalecendo vínculos entre o hospital, seus pacientes e a comunidade.
Serviço
Exposição: EXPOMAMU
Local: Hospital Regional de Bebedouro
Painéis: auditório/recepção
Esculturas: jardim do estacionamento (visíveis das duas avenidas que contornam o prédio)
Visitação: Gratuita até dia 30 de novembro
Local: Avenida José Cutrale Junior, 1823 - Jardim Cruzeiro do Sul, Bebedouro - SP
Fotos: Divulgação
Comentários
Postar um comentário