Governador vistoria obra da Embrapa Alimentos e Territórios

 


Sede do centro nacional de pesquisa em área de 16,6 hectares doada pelo Governo de Alagoas. Foto: Elias Rodrigues




 

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, vistoria a obra da Embrapa Alimentos e Territórios, nesta terça-feira, 21, a partir das 10 horas, com sobrevoo e visita às futuras instalações do centro nacional de pesquisa, localizado no Povoado Saúde, bairro Ipioca, em Maceió. O objetivo é acompanhar a evolução dos trabalhos de construção e requalificação das estruturas, numa área de 16,6 hectares doada pelo Governo de Alagoas, onde funcionou a Cia. de Fiação e Tecidos Norte Alagoas, e que deve ser inaugurada em 12 de dezembro.


A obra iniciada em 2024 conta com recursos de emendas parlamentares e do Governo Federal, por meio do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Investimentos de 28,3 milhões de reais aportados pela Bancada Federal de Alagoas e de mais 69 milhões de reais do Novo PAC estão sendo aplicados na construção de modernos laboratórios e aquisição de equipamentos e mobiliários para desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas voltadas à agregação de valor aos produtos agroalimentares brasileiros.


Integram a comitiva o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso Silva, e os chefes-adjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Edy Brito, e de Administração, Fábio Soares, além de secretários estaduais convidados.


A inauguração foi anunciada durante uma solenidade realizada na última sexta-feira (17), na Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Maceió, para entrega de 30 máquinas agrícolas a municípios alagoanos por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). O evento contou com a presença do governador, dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho, além do senador Renan Calheiros, entre outras lideranças.


Durante a cerimônia, Dantas agradeceu ao ministro Fávaro pela presença da Embrapa em Alagoas. O senador e o ministro Renan Filho também enfatizaram a importância da instalação da Empresa no estado. “A vinda da Embrapa vai qualificar, elevar a nossa produtividade e levar Alagoas definitivamente para o desenvolvimento”, afirmou Calheiros. “Vai ser um grande ganho”, disse Renan Filho. “A Embrapa vai aumentar a produtividade da nossa agricultura e ajudar a gerar emprego no campo”, destacou.


A Embrapa Alimentos e Territórios, criada em 2018, já está presente em 13 estados brasileiros, abrangendo 103 municípios, com atuação em 41 cidades alagoanas, buscando impulsionar o desenvolvimento regional e nacional do País. Os trabalhos nas áreas de alimentos saudáveis e funcionais, gastronomia e turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos territórios, a partir de alimentos tradicionais, envolvem agricultores familiares, produtores, comunidades agrícolas tradicionais e povos indígenas.


Embrapa Alimentos e Territórios

Comentários