Mostra de Cinema de Fama anuncia os vencedores da sua 8ª edição




Na noite do domingo, dia 17 de agosto, foram anunciados os vencedores da 8ª Mostra de Cinema de Fama, localizada às margens do Lago de Furnas — conhecido como o Mar de Minas Gerais. 

O grande vencedor foi o filme “Firmina”, de Izah Neiva (SP), que conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção. O júri foi composto por Julia Katharine (SP), Carien Bastos (RJ) e Fernanda Thuran (RJ).

Na Mostra Mineira, o prêmio de Melhor Filme foi para “No Início do Mundo”, de Gabriel Marcos, da cidade de Contagem. A Menção Honrosa foi concedida ao filme “Aruê, Jerônimos”, de Matheus José Vieira, da cidade de Passos. O júri desta categoria contou com Érika Tobias, Aleques Eiterer e Matheus Rufino.

Já na Mostra Animação, o júri — formado por Alexandre Barillari, Eva Pereira e Mônica Trigo — concedeu o prêmio de Melhor Animação Nacional ao filme “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (SP), e o de Melhor Animação Internacional a “Animetro” (Аниметро), da diretora Natalia Grofpel (Rússia).

Para completar o Prêmio Cardume,  foi para  “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (SP). O filme foi selecionado pela equipe de curadoria da Cardume - plataforma de streaming dedicada a curtas-metragens brasileiros -  que oferece um prêmio de aquisição em dinheiro para o licenciamento do filme.

Realizada pelo Instituto Gesto, com direção de Aryanne Ribeiro, consultoria de Mónica Trigo e apoio da Prefeitura Municipal de Fama, a 8ª Mostra de Cinema de Fama aconteceu entre os dias 14 e 17 de agosto, com o tema “Territórios do Olhar”. Nesta edição, foram homenageados o ator Fernando Alves Pinto, o maestro e compositor Wagner Tiso, e Pedro Paulo Alves. Ao todo, a Mostra exibiu 43 filmes distribuídos entre as mostras competitivas, mostra infantil, curtas realizados por alunos da região, além de uma série de atividades paralelas com debates, encontros e o show do artista local Dru e a Luz Azul.


Abaixo a lista dos vencedores:


MOSTRA FAMA

MELHOR FILME E DIREÇÃO 

Firmina, de Izah Neiva (SP)



MOSTRA MINEIRA- MELHOR FILME 

No início do mundo, de Gabriel Marcos

Contagem - MG


MOSTRA MINEIRA - MENÇÃO HONROSA 

Aruê, Jerônimos, de Matheus José Vieira

Passos - MG


MOSTRA ANIMAÇÃO NACIONAL - MELHOR FILME

Kabuki, de Tiago Minamisawa

SP


MOSTRA ANIMAÇÃO INTERNACIONAL- MELHOR FILME

Animetro (Аниметро), de Natália Grofpel

Rússia



PRÊMIO CARDUME

Kabuki, de Tiago Minamisawa

SP



Comentários