Com a presença de Juliano Camilo Borges, neste Dia Internacional da Juventude, prefeito Luis Henrique assina Decreto “Agenda Jovem”





O Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, mobiliza pessoas ao redor do mundo para refletir sobre a importância dos jovens no desenvolvimento sustentável das sociedades. Todos os anos, milhões de pessoas em diferentes regiões do planeta participam de atividades que promovem a cidadania, discutem direitos e valorizam a juventude. As deliberações internacionais deram origem ao evento, consolidando-o como um marco fundamental para a pauta jovem em nível mundial.


Nesta terça-feira, 12 de agosto, o prefeito Luis Henrique Moreira dos Santos, assinou o Decreto que institui a Agenda Jovem, iniciativa que estabelece metas e ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de juventude no município de Jales.


Desde 1999, após decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), governos, instituições e diferentes grupos sociais passaram a dar maior destaque à data em suas agendas. A iniciativa tem como principal objetivo incentivar o engajamento da juventude em temas cruciais, como educação, inclusão, saúde e participação política. Diversas ações fortalecem o papel dos jovens como protagonistas de mudanças e decisões essenciais para o futuro coletivo.

A cerimônia foi realizada na Casa da Juventude “Arthur Ramos dos Santos” com a presença do coordenador estadual da juventude Juliano Camilo Borges, presidente do Conselho Estadual da Juventude, acompanhado do presidente Tiago Ignácio, do Conselho Municipal da Juventude de Olímpia (SP) e Tutty Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lins.

Prestigiaram o ato de assinatura do decreto, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o chefe de Gabinete José Angelo Caparroz Vieira, o secretário municipal Carlos Roberto Altimari, de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, diretor Gustavo Pontel, de Desenvolvimento Econômico e Capacitações, coordenador Vinícius Bortolucci, da Casa da Juventude, supervisora regional Ana Cláudia Contreras do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Luana Tavares, do Polo CIEE Jales, membros do Conselho Municipal de Juventude de Jales e jovens aprendizes.

Durante os pronunciamentos, o secretário municipal Carlos Roberto Altimari e a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, ressaltaram que a Agenda Jovem é uma ferramenta estratégica que abrirá portas para a qualificação, o empreendedorismo e a inserção dos jovens no mercado de trabalho, valorizando seu potencial e criando um ambiente favorável ao crescimento.

O coordenador estadual Juliano Borges elogiou a iniciativa e destacou a importância de ações estruturadas e contínuas: “Estou muito feliz de retornar a Jales, na Casa da Juventude ‘Arthur Ramos dos Santos’, onde tive a satisfação de poder inaugurá-la, e estar ao lado de tantos jovens, hoje, assinando este importante documento que transforma a vida da juventude. Quando uma cidade cria um instrumento como a Agenda Jovem, ela está dizendo para seus jovens: vocês têm voz, espaço e futuro aqui. Isso é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam duradouras, com foco em oportunidades e no desenvolvimento integral da juventude”.

O prefeito Luis Henrique agradeceu a presença e o apoio de Juliano Borges e afirmou: “A Agenda Jovem é mais que um documento: é um compromisso de longo prazo. Ao decretarmos a Agenda Jovem, reafirmamos que a juventude é prioridade em nosso governo e merece espaço central nas políticas públicas do município. Inauguramos a Casa da Juventude, importante espaço que oferece equipamentos multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional, com ações de incentivo à qualificação, ao empreendedorismo e à busca de oportunidades de emprego, sendo utilizado pelos nossos jovens aprendizes. Hoje temos 164 jovens beneficiados com estágios em nosso governo, por meio da parceria com o CIEE, e vamos continuar trabalhando para proporcionar cada vez mais ações concretas e oportunidades de educação, capacitação, trabalho, cultura, esporte, lazer e participação social. Porque investir na juventude é investir no amanhã”.

A Agenda Jovem foi criada para que as políticas voltadas à juventude sejam efetivas e permanentes, com foco em oferecer oportunidades para estudar, trabalhar, empreender, participar das decisões da cidade e ter acesso pleno a direitos como cultura, esporte e cidadania.




Comentários