‘Show para as Florestas’: uma imersão na música e na consciência ambiental

 

foto de Natalia Mitie Coletivo

Programação diversificada reunirá Talks, Feira das Deusas, Yoga, brincadeiras lúdicas e sustentáveis, área de alimentação natural e atividades de conscientização. Evento propõe uma experiência completa que une música, arte, conhecimento e ação em prol da preservação do meio ambiente

 O "Show para as Florestas", que será realizado em São Paulo neste domingo (21), no Jardim Botânico (com atividades a partir das 13h e espetáculo às 17h); e na segunda-feira (22 de abril), no Teatro B32 São Paulo (agenda artística durante o dia e espetáculo às 20h), vai muito além de um concerto musical. A proposta é propiciar ao público uma experiência completa que une arte, conhecimento e ação em prol da preservação ambiental. Entre os destaques desta programação variada estão os talks oferecidos em parceria com Greenpeace que prometem aprofundar o debate sobre as urgentes questões climáticas que afetam o planeta.


Os temas deste debate abrangem uma ampla gama de assuntos essenciais para a conscientização climática e ambiental: a cantora, autora e ativista indígena Kae Guajajara vai abordar a importância da mulher indígena na música e como a arte pode ser também uma ferramenta de conscientização sobre o papel dos povos indígenas na preservação do meio ambiente. A importância da presença da mulher indígena em espaços de decisão sobre a preservação do meio ambiente será o tema principal do talk conduzido pela atriz, roteirista e ativista Zahy Tentehar. Ana Rosa Caiado (Engajamundo) tratará  da presença de jovens ativistas periféricos comprometidos com o futuro do planeta em espaços de decisão. O rapper Jefersom Xondaro (Oz Guarani) levantará questões sobre os povos indígenas e suas diferentes culturas. O impacto das mudanças climáticas na Amazônia será avaliado pelo cientista Carlos Nobre, enquanto Carolina Pasquali, diretora-executiva do Greenpeace Brasil, abordará o papel das florestas na nossa existência. Também haverá a participação da diretora de responsabilidade corporativa e direitos humanos do Grupo L’Oréal no Brasil, Helen Pedroso.


“Sem a arte, é impossível sonhar. Sem as florestas, é impossível existir. Em meio a temperaturas globais recordes, ao aumento de eventos extremos em todo o mundo e aqui, como a seca histórica dos rios da Amazônia e as enchentes no Sul do país, o ‘Show para as Florestas’ vem para nos lembrar que ainda não existe tecnologia tão eficiente para frear o colapso climático quanto os serviços ambientais prestados pelas florestas”, comenta Carolina Pasquali. Ela destaca que, além de ser uma ação de conscientização ambiental, o evento também é um amplificador das vozes dos povos indígenas. “Povos que são os guardiões das nossas florestas há milhares de anos. Esperamos que a programação do evento toque o coração e a mente de muita gente”, completa a diretora-executiva do Greenpeace Brasil.


Para Helen Pedroso, diretora de responsabilidade corporativa e direitos humanos do Grupo L’Oréal no Brasil, o evento é uma forma de inspirar e mostrar caminhos para empoderar o ecossistema e contribuir para a solução de desafios globais. “Estamos muito animados pela oportunidade de levar ao público temas como empoderamento feminino, biodiversidade, combate a mudanças climáticas e energia renovável”, finaliza.


Combinando música, conscientização ambiental e apoio à economia criativa feminina, o “Show para as Florestas” tem como objetivo inspirar mudanças significativas e promover um diálogo construtivo sobre questões climáticas e ambientais. Além de talks com especialistas para discutir soluções para os desafios climáticos; o evento terá feira de produtos sustentáveis; programação voltada ao público infantil com objetos recicláveis e área de alimentação com conceito natural. 


Atrações musicais

O “Show para as Florestas” é realizado pelo PROAC, SP Cult, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Patrocínio: Grupo L'Oreal no Brasil. A produção é uma realização das produtoras Rapsódia, Ecofônica, DMP Produções Culturais, Lucas Shows e Sheyar Comunicação. Apoio: Brasil Salomão, Greenpeace, Ibioma e Conservação Internacional – Brasil. Rádio Oficial: Nova Brasil. 


Idealizado a partir de um trabalho do cantor e compositor Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, o “Show para as Florestas” celebra a emblemática "Canção para a Amazônia", lançada em rede nacional no programa Fantástico, da Rede Globo, em 5 de setembro de 2021 e utilizada pelo Greenpeace e suas campanhas em defesa da floresta, combate ao desmatamento, às queimadas ilegais e à demarcação de terras indígenas. 


Na programação, apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, sob regência do maestro e diretor musical do evento, Ruriá Duprat e participações especiais de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Assucena e Sandra Peres nos dias 21 e 22 de abril (ver serviço). A agenda cultural é aberta e gratuita, com reserva antecipada de ingressos pelo Sympla. A classificação é livre.


Esperando pela participação de várias gerações no “Show para as Florestas”, o diretor musical e maestro do espetáculo, Ruriá Duprat, quer levar ao palco, além de canções que remetam à causa ambiental, também sucessos dos artistas participantes. “A plateia precisa ter contato com aquilo que que conhece para podermos garantir engajamento”, destaca. Para o maestro, a música tem o papel de despertar os ouvintes para determinadas causas”, comenta Duprat.


A intenção dos organizadores do evento é atrair o maior número de pessoas nos dois dias de apresentação e gerar uma conscientização para a causa ambiental. “Essa é uma função da música, porque ela une as pessoas. Queremos reverberar esse tema tão importante que envolve as mudanças climáticas, a preservação da natureza, a nossa Amazônia”, ressalta Débora Piovesan, produtora executiva.


Serviço

“Show para as Florestas”

Dia 21 de abril: Jardim Botânico de São Paulo (avenida Miguel Estefano, 3.031 - Vila Água Funda, São Paulo/SP)

13h - Abertura do evento

- Sessões de Yoga com a empresa Pantys

- ⁠ Feira das Deusas - feira de artesanato

- Brincadeiras lúdicas e sustentáveis.

- ⁠Área de alimentação e bebidas com conceito natural - preferencialmente vegetarianas.

- Ação de conscientização com Greenpeace, com intuito de informar como ajudar a preservar o meio ambiente e evitar as mudanças climáticas.

- Ações de conscientização no espaço L’Oréal Para o Futuro.

14h – Abertura - Rito de entrada “Mulheres Kayapó” – ao longo da alameda do Jardim Botânico próximo ao estande da L´Oreal Brasil.

14h25 – Talks no palco principal

Kae Guajajara (RJ) – (cantora, autora e ativista indígena – “A importância da mulher indígena na música - como a arte pode ser também uma ferramenta de conscientização sobre o papel dos povos indígenas na preservação do meio ambiente?

Zahy Tentehar (atriz, roteirista e ativista – “A importância da presença da mulher indígena em espaços de decisão sobre a preservação do meio ambiente”

Ana Rosa Caiado (PE) (Engajamundo) - “A importância da presença de jovens ativistas periféricos comprometidos com o futuro do nosso planeta em espaços de decisão”.

Jefersom Xondaro (SP) (rapper Oz Guarani) – “Os povos indígenas e suas diferentes culturas - como você retrata isso na sua música?

Carlos Nobre (cientista): o impacto das mudanças climáticas na Amazônia.

Encerramento: Carolina Pasquali, diretora-executiva do Greenpeace Brasil: o papel das florestas na nossa existência

15h30 às 16h – Fechamento dos Talks com exibição de vídeos e apresentação de DJ/

16h50 – Desfile de “Mulheres Kayapó”

17h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo), e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.


Dia 22 de abril: Teatro B32 São Paulo (rua Lício Nogueira, 92 - Itaim Bibi, São Paulo/SP)

Ao longo do dia, no térreo do prédio da Baleia da Faria Lima haverá Roda de Chorinho, Roda de Samba, Feira das Deusas, apresentação de carimbó, oficinas, comidas veganas.


20h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo) e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.

Links:

“Canção para Amazônia” nas principais plataformas: 

https://onerpm.link/cacaopraamazonia

Videoclipe Nando Reis - A história de "Canção pra Amazônia"

 

https://www.youtube.com/watch?v=dcRiOugKBkA


Videoclipe da “Canção pra Amazônia”

https://www.youtube.com/watch?v=yE1PENHOpD


 

foto de Lucciele Lanza

 

Foto de Ana Lefaux

Divulgação

 

foto de Natalia Mitie Coletivo

 

divulgação

fAna Rosa Cyrus

 

Carlos Nobre

 

Carolina Pasquali

Jeferson Xondaro

 

Kae Guajajara

 

Zahy Guajajara

Comentários