Sabedoria de Tiago - Fé e Obras

 #Pública




 

Meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que aproveitará isso? Acaso a fé poderá salvá-lo? (Tiago, 2: 14)



A partir deste versículo até o final deste capítulo Tiago irá expor alguns conceitos a respeito de fé e obras.

Alguns estudiosos têm visto neste passo divergências entre os ensinamentos de Tiago e de Paulo, outros, ainda mais disseminadores da discordância entre os apóstolos têm dito que Tiago escreveu estas linhas para refutar as anotações de Paulo sobre a fé, principalmente as que expôs na Carta aos Romanos.

Não temos a erudição destes estudiosos, porém, além de analisar como temos feito em relação aos outros textos tentaremos mostrar o contrário, ou seja, que existem muito mais concordâncias de Tiago com Paulo do que discordâncias; discordâncias estas que se bem analisadas talvez nem existam.

Meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que aproveitará isso? Aqui surgem as possíveis primeiras divergências.

Tiago afirma claramente que não há proveito em uma fé sem obras, e Paulo teria afirmado que é a fé mais importante.

Em primeiro lugar é preciso tentar descobrir o que cada um deles entendia por fé e por obras. E mais, será que temos a possibilidade de julgar alguém no que diz respeito às obras que realiza em sua intimidade pelo simples fato de ter fé?

Ampliemos estas colocações. Tiago, como temos repetido, estava a falar em primeiro lugar para cristãos vindos do judaísmo, elementos que traziam em seu inconsciente a necessidade da prática religiosa através da observância de atitudes exteriores. A manifestação de fé destes não levava em conta as atitudes em coerência com o que pregavam nas reuniões para estudo das Escrituras. A nova doutrina nascente, a partir dos ensinamentos de Jesus, ensinava totalmente o oposto, ou seja, as atitudes exteriores pouca valia têm, o que importa é o sentimento que vai ao coração e a aplicabilidade dos ensinos cultuados no plano intelectivo. Desta forma ele escreve: Meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que aproveitará isso?

Este alerta do evangelista é extremamente atual. Vivemos um momento de crescimento das propostas religiosas e de grande expansão do próprio cristianismo. As correntes espiritualistas se ampliam através de divulgação em massa neste nosso mundo hoje globalizado.

Mas de que adianta tudo isso se a criatura que é o objetivo de maior cuidado do próprio Cristo, não implementa em si estes valores renovados e não melhora o nível de seus sentimentos? O Evangelho não pode ser ponto de discórdia entre seitas diferentes, mas antes ponto de união entre seus divergentes seguidores.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros[1]Não foi isso o que ensinou Jesus?

É como se dissesse, a verdadeira obra é a da transformação da criatura em Homem de Bem.

Dizem os estudiosos que Paulo prioriza a fé em detrimento das obras. Será isto verdade ou está havendo uma má compreensão do que disse este valioso apóstolo?

Será que houve algum elemento nos primeiros dias de cristianismo que tenha tido obras tão valiosas quanto o convertido de Damasco? Têm-se chegado à conclusão que se não fosse o apóstolo Paulo, nós hoje não estaríamos aqui num estudo tão amplo de divulgação do Evangelho. Na melhor das hipóteses teríamos que ter tido outro “vaso escolhido” para realizar o que ele fez. Não foi a sua obra, então, maravilhosa, e coroada de frutos dignos de sua grande missão?

É o próprio Paulo quem afirma de modo explícito sobre o juízo de Deus e na mesma epístola aos romanos:

…o qual recompensará cada um segundo as suas obras.[2]

Não tem ressonância com o que diz Tiago?

Mas este não é o ponto, poderão dizer alguns. Paulo também é claro quando expressa também em Romanos, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.[3]

Prestemos atenção, as Escrituras jamais podem se contradizerem em pontos fundamentais. Se em algum passo assim acharmos que isto ocorreu, avaliemos nossa interpretação, pode ser que o engano esteja aí.

É diferente quando Paulo fala em obras como exteriorização que a criatura faz dos ensinos do Cristo e de quando ele fala em obras da lei se referindo a uma manifestação legalista comum no judaísmo daquele tempo.

Obras da lei significam ações fundamentadas em impositivos marcados por observâncias de atitudes exteriores, o que ele condena e ao que tudo indica, Tiago compreendeu no fim de sua vida missionária.

É como se Paulo fizesse uma diferença entre obras da fé significando a atitude implementada pela transformação íntima realizada pela criatura que aderiu à proposta do Cristo, e obras da lei significando uma atitude impositiva da ortodoxia religiosa.

Neste ponto podemos responder à pergunta que nós mesmos fizemos no início destas considerações:

Será que temos a possibilidade de julgar alguém no que diz respeito às obras que realiza em sua intimidade pelo simples fato de ter fé?

Sabemos que a evolução da consciência se realiza aos poucos, gradualmente, no âmbito de muitas encarnações.

Muitas vezes alguém que hoje, por invigilância, julgamos como sem obras dignas da fé que esposa, é um elemento que traz em si complicações de vulto na área da sexualidade, das drogas, ou mesmo da criminalidade. Hoje este elemento estando ajustado a uma fé, mesmo que contraditória, está desativando componentes de grande importância em seu psiquismo e se preparando para num próximo instante, mais oportuno, realizar transformações de base.

Não podemos qualificar esta transformação que opera silenciosamente na intimidade da criatura, como sendo uma boa obra no campo da fé? Não terá ela ótimas implicações no desenvolvimento de sua evolução?

É preciso compreender a necessidade de termos paciência quando o assunto é educação do Espírito para Deus. O bom educador jamais pode ter ansiedade em relação ao seu educando, o aperfeiçoamento é fruto dos séculos.

Concluindo cremos ser certo afirmar que fé e obras são temas a serem trabalhados com muito cuidado e que um não pode ser dissociado do outro. Tiago expôs de um ponto de vista essencial; Paulo, outro não menos importante. Onde a divergência?



[1] João, 13: 35

[2] Romanos, 2: 6

[3] Cf. Romanos, 3: 28 e refer:encias.


 Texto extraído do Livro: "Sabedoria de Tiago" (ainda não publicado)


Se você quiser fazer um "Teste Drive" do Livro Jesus Terapeuta, acesse: Jesus Terapeuta - E_Book

Nesta obra, inspirada pelo desejo sincero de servir aos ideais Cristãos em nossas vidas, encontraremos a oportunidade de estudar O Evangelho de Jesus diretamente do Novo Testamento, alicerçado na Doutrina dos Espíritos, de uma maneira simples, clara e objetiva. Utilizando-se de uma metodologia fácil, e transparente, o autor teve o carinho de colocar principalmente o sentido moral e espiritual do Evangelho ao alcance de todos. Conjugou referências de vários Evangelistas. Enriqueceu as narrativas com expressivos textos de Emmanuel e André Luiz. E ao interpretar os versículos, analisando palavras e expressões isoladas à luz do Consolador Prometido, nos aproximou ainda mais do sentido espiritual existente nas 'Entrelinhas' do Evangelho. Revelando-nos a essência moral dos ensinos do MESTRE, deixa-nos claramente a certeza, de que vivendo o Evangelho plenamente em nossas vidas, teremos assimilado os ensinamentos do Divino Terapeuta da Humanidade.





Leia também (clique no Link ao lado):   Sabedoria de Tiago - Irmão do Senhor?

                                                             O Inferno Não É Para Sempre                       


Se você gostou deste texto gostará também de nossos livros da Série Estudando o Evangelho

Disponíveis também em:


Compre os lançamentos das principais editoras da doutrina Espírita e Espiritualista na Livraria Novos Rumos, com os melhores preços e ofertas de BH



Conheça outros livros de Estudo Miudinho do Evangelho acessando:  https://youtu.be/H4zb3t9wPYo?si=5IdAvvk1nFTCy1Pp

Compartilhe O Blog Espiritismo e Evangelho Blog do Evangelho Miudinho nos Grupos de Whatsapp, E-Mail e Redes Sociais

O Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação” (Emmanuel)
Artigos e comentários a respeito da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus - O Blog do Evangelho Miudinho
Se você perdeu áudios dos estudos do Honório Abreu sobre o Gênesis, acesse o  link ao lado Espiritismo e Evangelho/Honório Abreu


--
Conheça algumas de nossas publicações: Clique aqui
Visite: Site Espiritismo e Evangelho <<Novo>>
"Na sua condição de Cristianismo Redivivo, a divulgação do Espiritismo Evangélico, quanto mais ampla, mais benefícios trará para a coletividade." Chico Xavier

Comentários