Campanha “Farmacêuticos contra a Dengue” envolve treinamento de profissionais e orientação à população



Diante de quase 2 milhões de casos de dengue no Brasil, o Conselho Regional de Farmácia de SP lança campanha para capacitar farmacêuticos e orientar população sobre riscos no uso de medicamentos, repelentes, identificação de sintomas e muito mais

A informação é uma das principais ferramentas para combater os altos índices de casos de dengue no país. Para colaborar com a orientação adequada, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) acaba de lançar a campanha “Farmacêuticos contra a Dengue”.

Uma etapa será composta pela capacitação dos mais de 77 mil farmacêuticos no Estado de São Paulo, já que a grande maioria está na linha de frente em cerca de 21 mil farmácias e drogarias. Estão previstas webinares com especialistas, podcasts e cursos virtuais para atualizar os profissionais sobre a fisiopatologia da doença, riscos no uso de medicamentos como anticoagulantes (varfarina) e antiagregantes plaquetários (ácido acetilsalicílico - AAS), além da diferenciação dos sintomas entre covid-19 e dengue, características da dengue clássica e dengue grave, entre outros.

Já para a população, estão sendo preparadas ações nas redes sociais e podcasts com foco na orientação sobre o uso de repelentes, interações medicamentosas e riscos da automedicação, já que dependendo do caso, o ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroidais podem causar hemorragia e até levar à morte. Plantas que contenham ácido salicílico e salicilato também não devem ser utilizadas pelos mesmos motivos.

Alerta sobre fake news

Quando se trata da área da saúde, disseminar informações falsas, as chamadas fake news, pode levar a consequências graves. O fenômeno observado na pandemia de covid-19 volta a se repetir com o surto de dengue. Para isso, como parte da campanha, o CRF-SP alertará sobre a prática e enfatizará durante as ações, a importância de sempre checar a fonte, de perguntar a um profissional de saúde sobre a veracidade antes de compartilhar a mais pessoas algo sem comprovação científica ou embasamento com credibilidade.

Sobre o CRF-SP

Entidade responsável pela habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) é a maior entidade fiscalizadora de estabelecimentos farmacêuticos do país, com mais de 72 mil fiscalizações anuais em farmácias, drogarias, hospitais, indústrias, laboratórios, transportadoras, cerca de 80 mil profissionais inscritos e mais de 35 mil estabelecimentos registrados no Estado. Clique aqui para mais informações.

Comentários