Ciências Biológicas realiza eventos com vasta programação


Atividades acadêmicas em alusão ao dia do biólogo no dia 3 de setembro integram a 12ª Semana de Biologia, o 11º Encontro de Egressos e o 1º Simpósio de Iniciação Científica

Na abertura, Dr. Thiago Gazoni abordou as técnicas em citogenética e suas aplicações nos estudos da biodiversidade e evolução cromossômica (Foto: Júlia Aglio)

Com o tema “A Biotecnologia presente na Biologia”, teve início ontem (29) no salão de eventos da Torre de Cristal, que fica no campus 2 em Presidente Prudente, a 12ª Semana de Biologia e o 11º Encontro de Egressos, ambos realizados pelo curso de Ciências Biológicas da Unoeste. A programação, que se estende até o próximo sábado (2), quando também será realizado o 1º Simpósio de Iniciação Científica, conta todos os dias (com exceção do sábado) com palestras proferidas por profissionais renomados da área. Dentre os vários objetivos, esses eventos acadêmicos visam valorizar o papel do biólogo, cuja data que celebra esse profissional no calendário é o 3 de setembro – dia em que a profissão foi regulamentada e o Conselho Federal de Biologia criado por meio da Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

Esses eventos acadêmicos realizados em concomitância têm como propósitos promover a integração entre os estudantes matriculados, egressos, professores e profissionais da área de ciências biológicas e afins. Também colaborar com a formação científica e profissional dos estudantes, e ainda auxiliar os estudantes no direcionamento profissional por meio de reflexões sobre os diferentes campos de atuação do biólogo.

Ontem, na abertura da programação que é vasta, os alunos acompanharam a palestra que trouxe como tema principal as “Técnicas em citogenética e suas aplicações nos estudos da biodiversidade e evolução cromossômica”. Ela foi conduzida pelo Dr. Thiago Gazoni, expert em Biologia Celular e Molecular e professor da rede de ensino no estado de São Paulo.

Mais programação

Nesta quarta-feira (30), a programação continua à noite no salão de eventos da Torre de Cristal. A partir das 19h, a segunda palestra abordará o “CRISPR/Cas, a ferramenta que revolucionou a edição genômica. Esse sistema enzimático quimérico, assim também chamado, é uma ferramenta que permite realizar modificações genéticas precisas e específicas nas cadeias de DNA ou gerar rearranjos genômicos. A ferramenta será explicada pelo biólogo doutor em Genética e Biologia Molecular, Marcelo Santos da Silva. Ele é docente e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

Eventos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas visam promover a integração entre estudantes, egressos, professores e profissionais da área (Foto: Júlia Aglio)

Amanhã, quinta-feira (31), a bióloga doutora Milena Cristina Moraes, com vasta experiência na área de Biotecnologia Vegetal com ênfase em Cultura de Tecidos, abre a noite de palestras, a partir das 19h, com o tema “Biotecnologia e conservação vegetal”. No mesmo dia, a partir das 20h30, o tema “Serpentes: importância em saúde e farmacêutica” será tema da palestra do biólogo Giuseppe Puorto. O palestrante é pesquisador científico e diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan, com vasta experiência na área de zoologia, com ênfase em herpetologia. Também começa a partir das 19h, no mesmo local.

Na sexta-feira, dia 1º de setembro, a palestra de encerramento vai tratar de um assunto importante: “Resgate de fauna silvestre”. O assunto será discutido pelo biólogo e especialista no resgate de fauna silvestre, Cristian Raboch Lempeck. Ele já realizou mais de 3 mil resgastes de animais silvestres até hoje. Por fim, toda a programação se encerra no sábado (2) com o 1º Simpósio de Iniciação Científica. Neste caso, as apresentações orais que começam as 8h e se encerram as 11h, serão organizadas por área de conhecimento e serão realizadas em sessões coordenadas de apresentação. As sessões serão realizadas pelo Google Meet.

Comentários