Julho – Mês de Conscientização do Dízimo

 

Odélia Rozzo, Secretária Diocesana da Pastoral Missionária do Dízimo

 


         Neste mês de julho todas as Comunidades e Paróquias em nossa Diocese de Jales, celebraram o Mês do Dízimo. Esta iniciativa teve como finalidade a necessidade de reflexão e conscientização do Povo de Deus sobre esse tema. Foram oportunidades nas missas de finais de semanas, bem como nos demais encontros, de relacionar a partilha do dízimo com a liturgia. Momentos de conscientização para quebrar um paradigma enraizado de que o dízimo é uma troca. Não é! É sim uma partilha, com uma dimensão fraterna e social do cristão.

E temos bons motivos para contribuir com o Dízimo: É o reconhecimento de que tudo pertence a Deus: tudo o que somos e temos pertence a Ele. É bíblico: cumpre-se o preceito bíblico que manda viver em amor, sendo grato a Deus e generosos com os irmãos. É um ato de fé e amor: entrega não só de dinheiro, mas sim da própria vida, com nossas alegrias e tristezas, que nos aproxima de Deus e fonte de bênçãos.

Dízimo é partilha que vence o egoísmo: abre-se o coração da vida, sem a obrigação, mas com a alegria, mesmo quando se tem pouco. Não é esmola e sim um dever de justiça: quem contribui não faz um favor à Igreja, mas assume seu lugar na comunidade, como membro vivo e responsável. Ajudamos a cumprir a missão evangelizadora: o dizimista torna-se um evangelizador, pois o próprio ato de contribuir já é evangelizador.

Pelo dízimo a comunidade celebra a vida e a fé: ele ajuda a manter a Igreja, a casa de oração da comunidade. O funcionamento das demais pastorais: o dízimo fornece os recursos necessários e ajuda a construir uma Igreja viva. Uma comunidade consciente preocupa-se com seus padres e demais agentes, e que os mesmos tenham uma remuneração digna. Dízimo ajuda formar uma comunidade: contribuir é solidarizar-se com os demais membros da comunidade e sentir-se corresponsável por tudo que diz respeito à Igreja.

Portanto, que esse Mês de Conscientização do Dízimo nos desperte três sentimentos importantes: O agradecimento a Deus pela vida; A corresponsabilidade uns pelos outros, sabendo que fazemos parte do Povo de Deus, a Igreja, pois não podemos deixar faltar ao próximo aquilo que temos; A evangelização, o amor pela Igreja como discípulos missionários. Isto é PARTILHA! Isto é DÍZIMO!

Comentários