Crise da poluição de plástico é ponto central da exposição The Blue Paradox, que será aberta em 1º de julho no Museu de Ciência e Indústria em Chicago

 SC Johnson


A SC Johnson e a Conservation International oferecem uma exposição visualmente deslumbrante para destacar a necessidade urgente de ação coletiva para enfrentar essa ameaça global

CHICAGO, 29 de junho de 2023 - Um oceano cheio de lixo plástico. Praias tão sobrecarregadas de resíduos que não é possível ver um grão de areia. Microplásticos em nossas comidas e bebidas. Uma coisa é ler sobre isso; outra é ver pessoalmente quão profunda é a poluição plástica no maior ecossistema de nosso planeta: o oceano. Em 1º de julho, o Museu de Ciência e Indústria de Chicago (MSI na sigla em inglês) revelará uma experiência poderosa e imersiva - The Blue Paradox (O Paradoxo Azul, em tradução livre para o português) – na qual os visitantes poderão caminhar abaixo da superfície do oceano, explorar o impacto da poluição plástica nesse recurso natural vital e descobrir as ações necessárias para evitar que os resíduos plásticos se tornem poluição.

Apresentada pela SC Johnson, em parceria com a Conservation International, a The Blue Paradox foi lançada inicialmente em 2021, como uma experiência imersiva temporária em Londres, com o objetivo de tornar a crise de plástico nos oceanos - e as ações coletivas necessárias para enfrentá-la - relevantes e relacionáveis para todos. O evento teve alta procura, com ingressos esgotados, e causou impacto nos londrinos, com 97% dos participantes afirmando que planejavam mudar seu comportamento para sempre. Inspirada por essa reação à exposição, a SC Johnson se associou ao MSI para levar a experiência para um museu de classe mundial nos Estados Unidos.

"Estamos em um ponto crucial", disse Fisk Johnson, presidente e CEO da SC Johnson. "O tempo está se esgotando para reverter os efeitos prejudiciais da poluição causada por resíduos plásticos. Embora os desafios que enfrentamos para deter essa crise possam parecer assustadores, é possível superá-los. Tudo começa com a conscientização e a inspiração de um movimento de esforços coletivos em relação às coisas tangíveis que farão uma diferença significativa. As empresas desempenham um papel vital, assim como o governo e a regulamentação governamental, e - o que é importante - todos nós, como indivíduos. Por isso a importância de dar vida a essa experiência".

A exposição tem como objetivo ajudar a esclarecer o paradoxo quando se trata do uso de plástico: embora a utilização generalizada de plástico em nossas vidas diárias tenha levado a avanços consideráveis na sociedade moderna, trazendo maior conveniência e redução na dependência de recursos naturais, também tornou-se um dos problemas de poluição mais profundos enfrentados pelo ecossistema oceânico e pelo planeta.

"Estamos encantados em trabalhar com a SC Johnson e a Conservation International para trazer o The Blue Paradox para a nossa comunidade, nossos visitantes e o público em geral", disse Chevy Humphrey, presidente e CEO do Museu de Ciência e Indústria de Chicago. "No MSI, nos esforçamos para educar e inspirar o público, especialmente as crianças, a encontrar seu gênio inventivo interior. O The Blue Paradox oferece mais uma oportunidade de capacitar nossos visitantes a buscar soluções geniais que preservem os recursos naturais para as gerações futuras".

Como um problema global onipresente, a crise da poluição de plástico continua a ganhar destaque. Aproximadamente 12 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano. Além disso, os cientistas costumam demonstrar preocupação sobre a poluição por plástico na região dos Grandes Lagos (que inclui oito estados norte-americanos e a província canadense de Ontário), estimando que quase 10 mil toneladas de plástico entrem nos lagos anualmente. Pesquisadores até descobriram 12 tipos de microplásticos comumente encontrados em garrafas e embalagens nos pulmões de pessoas vivas, em complemento a estudos anteriores que mostraram a presença de partículas de plástico no sangue humano.

"Bilhões de pessoas dependem dos nossos oceanos para obter alimentos. Quase um bilhão de pessoas têm meios de subsistência ligados à economia azul. À medida que os resíduos plásticos encontram seu caminho para o oceano, isso afeta a todos nós e à grande maioria das espécies em nosso planeta", disse  M. Sanjayan, CEO da Conservation International. "O The Blue Paradox destaca a onipresença e utilidade do plástico, bem como a permanência e escala de sua poluição, incentivando visitantes e empresas a tomarem medidas significativas. Estamos felizes em nos associar à SC Johnson tanto para esta exposição quanto na luta contínua por um planeta saudável".

O MSI é um dos maiores museus de ciências do mundo, onde mais de 1 milhão de visitantes experimentam a ciência e a indústria de maneiras novas e surpreendentes anualmente. Isso tornou o MSI a escolha natural para a experiência do The Blue Paradox, pois tanto a SC Johnson quanto o MSI estão comprometidos em envolver o público, especialmente a próxima geração, na ciência e na inovação necessárias para deter a poluição por plástico e na proteção e preservação do meio ambiente.

"A conscientização sobre o resíduo plástico está crescendo e as pessoas estão procurando informações sobre como todos podemos fazer parte da solução", observou Johnson. "O The Blue Paradox é uma oportunidade para aproveitar esse momento, envolver a próxima geração e construir em cima de nosso desejo de impactar positivamente o problema".

A entrada para o The Blue Paradox estará incluída no ingresso de admissão geral do MSI. Para mais informações sobre MSI/Ingressos: www.msichicago.org

Sobre a SC Johnson

Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin - EUA, a SC Johnson acredita que um mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie oportunidades não é apenas possível – é nossa responsabilidade.

Uma herança de inovação e decisões ousadas e transparentes é o motivo pelo qual nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas – incluindo OFF!® Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®, method®, Autan®, Baygon®, Mr Músculo®, Pato®, Lysoform® e muito mais – estão em residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.

Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir o desperdício de plástico e erradicar a malária. Em todo o mundo, usamos nossos recursos para desbloquear maiores oportunidades econômicas e educacionais para pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o potencial são ilimitados.

Veja como a SC Johnson é uma empresa de família trabalhando por um mundo melhor visitando scjohnson.com ou juntando-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Comentários