Casos de câncer no Brasil irão crescer nos próximos 3 anos

 Dados do INCA revelam que de 2023 a 2025, são esperados 705 mil casos da doença no país, com destaques para as regiões Sul e Sudeste.

 

Imagem: Divulgação/Hospital de Amor


O câncer é, há muito tempo, um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A situação fica ainda mais preocupante quando as estimativas apontam que, nos próximos anos, os números de casos da doença irão aumentar. É isso mesmo! De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre 2023 e 2025 são esperados 705 mil novos casos de câncer no Brasil, ou seja, muitas pessoas serão diagnosticadas, principalmente as que estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste, onde estão concentradas 70% da incidência.
 

Imagem: Dr. Ricardo Gama - Cirurgião Oncológico do Hospital de Amor

E agora? Por que haverá o aumento desses números? Com o propósito de incentivar a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e da ampliação de políticas públicas associadas ao combate à doença, foi criado o “Dia Mundial do Câncer” (World Cancer Day) -- mobilização internacional celebrada em 4 de fevereiro. Por conta dessas e outras questões, o cirurgião oncológico do Hospital de Amor, Dr. Ricardo Gama, esclareceu: isto se deve pelo envelhecimento da população. “As pessoas estão vivendo mais e, consequentemente, envelhecendo mais. Por isso, a gente acaba vendo um maior número de casos de câncer nas pessoas acima de 50 a 60 anos, que é a faixa etária mais comumente atingida pelas neoplasias malignas. Além disso, o fácil acesso ao diagnóstico das doenças, tanto no sistema público de saúde, quanto no privado, faz com que se tenha um aumento nos números de tumores”, contou.

 

Tipos de câncer mais comuns

Segundo o médico, o tipo de câncer mais comum atualmente, ainda é o de pele não melanoma. Nas mulheres, o mais incidente é o de mama; nos homens, o de próstata. Para o próximo triênio, as estimativas apontam o câncer de intestino, ou seja, o colorretal, como sendo o segundo mais frequente. Em porcentagens, a incidência seria:
 

1 -- câncer de pele não melanoma (31,3%)

2 -- câncer de mama (10,5%)

3 -- câncer de próstata (10,2%)

4 -- câncer colorretal (6,5%)

5 -- câncer de pulmão (4,6%)

6 -- câncer de estômago (3,1%)

 

Além desses tipos, aparecem também:

*o câncer de fígado - mais incidente na região Norte por conta das infecções e doenças hepáticas crônicas;

*o câncer de pâncreas -- mais incidente na região Sul, sendo seus principais fatores de risco a obesidade e o tabagismo.
 

“Os dados do INCA nos mostram que os aumentos de casos de câncer acontecerão, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste. Mas, é importante lembrarmos que mais de 50% da população brasileira reside nestas localidades, ou seja, com a alta densidade demográfica, é natural que os números da doença sejam maiores mesmo”, esclareceu Gama.

 

A importância da prevenção

Agora você deve estar se perguntando: e o que devemos fazer para melhorar essa realidade? A resposta é uma só: a prevenção é essencial! Para o Dr. Ricardo Gama, é impossível pensar em combate ao câncer, sem antes pensar na eliminação dos fatores de risco que são comuns na maioria dos casos, independente da região. “Todas as formas de tabagismo, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis (HPV e AIDS), alimentação com embutidos, ultraprocessados, excesso de carboidratos, açúcares e gorduras saturadas, devem ser evitadas e substituídas por práticas de atividades físicas e hábitos saudáveis”, ressaltou.
 

Já naqueles casos em que os tumores malignos não são preveníveis (20 a 30%), ou seja, os hereditários que não estão ligados diretamente aos fatores de risco, a prevenção deve ser realizada como forma de conscientização. “É muito difícil prevenir algo que não tem uma prevenção concreta, mas deter e difundir o conhecimento, como por exemplo, o projeto ‘Passos que Salvam’ do HA - que alerta a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil - é primordial. O conhecimento é sempre essencial. Portanto, se você é muito jovem e teve câncer ou conhece alguém nesta situação, é preciso chamar atenção para um possível câncer hereditário, principalmente, se já existe histórico familiar”, explicou Gama.
 

Imagem: Divulgação/Hospital de Amor

 

COVID-19 x Diagnóstico de câncer

A pandemia da COVID-19 também trouxe um grande impacto no diagnóstico de câncer. O atraso na identificação das neoplasias malignas foi determinante para o aumento significativo dos números de casos da doença no Brasil. “As pessoas não saíam de casa e, quando saíam, era para resolver problemas pontuais relacionados à COVID-19. Dessa forma, o paciente que tinha sinais e sintomas de câncer e que poderia, em um mundo normal (sem pandemia), procurar uma unidade de saúde, não o fez. Então, de 2022 em diante houve um crescimento exacerbado nos casos avançados de câncer”, destacou o médico.

 

Há mais de 60 anos, o Hospital de Amor -- referência em tratamento oncológico na América Latina, com excelência em assistência, prevenção, ensino, pesquisa e inovação -- realiza um trabalho impactante no combate ao câncer. Por meio do rastreamento oferecido pelas unidades fixas e móveis de prevenção, da divulgação de informações sobre a importância do diagnóstico precoce, e de outros projetos, a instituição consegue levar saúde de qualidade para a população de todo Brasil e salvar milhares de vidas!
 

Imagem: Divulgação/Hospital de Amor


Sobre o Hospital de Amor:

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) fechou o ano de 2021 com 1.015.679 atendimentos realizados a 274.683 pacientes vindos de 2.596 municípios de todos os estados do país - um recorde de cobertura. Todos estes atendimentos foram realizados de forma 100% gratuita. O déficit operacional é de aproximadamente R$ 44 milhões/mês de acordo com o balanço de 2021.
 

O Hospital de Amor possui diferenciais de destaque, sobretudo dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, como uma filial do maior centro de treinamento de cirurgia minimamente invasiva do mundo -- o IRCAD; um dos maiores serviços de prevenção em câncer do Brasil, com o maior número de unidades móveis para rastreamento e detecção precoce do mundo; e um Instituto de Ensino e Pesquisa focado em oncologia, incluindo um Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular, que proporciona não apenas a possibilidade de grandes avanços em pesquisa científica na área e a formação de profissionais extremamente qualificados, mas também um tratamento mais personalizado e assertivo aos pacientes da instituição.


Fruto de toda essa estrutura, desde 2018, o HA se destaca como o primeiro hospital no ranking da SCImago Institutions Rankings (SIR), um levantamento de reconhecimento internacional, que avalia a qualidade de instituições (públicas ou privadas) em todo o mundo, considerando os critérios: pesquisa, inovação e impacto social. A instituição também foi escolhida, em 2000, pelo Ministério da Saúde, como o melhor hospital público do país e desde 2011 é considerada “instituição irmã” do MD Anderson Cancer Center, o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo. Já com 2012, o hospital passou a ser “instituição gêmea” do St. Jude Children's Research Hospital, a maior referência em tratamento e pesquisa em câncer infantojuvenil do mundo. A última conquista ligada ao St. Jude aconteceu em 2019, quando o HA foi escolhido para expandir o programa de ‘Aliança Global’, que capacita médicos, enfermeiros e outros profissionais da equipe multidisciplinar, tanto do Brasil quanto da América Latina.

Comentários