Ranking Connected Smart Cities 2021: Campinas (SP) chega ao 8º lugar

 Além de estar entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do País a cidade do interior de São Paulo também ficou com a quinta colocação entre as cidades da região Sudeste, e em sexto lugar entre as cidades com mais de 500 mil habitantes

Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, recebe o troféu pela posição no ranking


Campinas (SP) está entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas do País segundo o Ranking Connected Smart Cities 2021 desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta. A cidade do interior paulista ficou com a 8ª colocação geral e com a 5ª colocação entre as cidades da região Sudeste. Além disso, Campinas ficou em 6º lugar entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. A primeira posição ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). Na quarta posição está Brasília (DF), e, em quinto, se posicionou Vitória (ES). Em sexto lugar, ficou São Caetano do Sul (SP), seguido do Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e na décima posição, Salvador (BA).

A 7ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, aconteceu em formato híbrido, presencialmente, nos dias 01 e 02 de setembro, e, de forma digital, até o último dia 03 de setembro.

Tecnologia e inovação



A Região Metropolitana liderada por Campinas foi criada em 2000 e é integrada por 20 municípios: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. É a segunda maior região metropolitana do Estado de São Paulo em população, com mais de 3,1 milhões de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2017, e gerou 8,92% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual em 2015.

Nos últimos anos, a região vem ocupando e consolidando importante posição econômica nos níveis estadual e nacional. A cidade de Campinas é considerada referência em Tecnologia e Inovação, registrando crescimento de 0,9% entre as empresas de tecnologia e de 19,7% entre as microempresas individuais (MEIs), oferecendo ainda 7 polos tecnológicos e 2 incubadoras de negócios.

Apesar de contar com muitas empresas do setor TIC, a velocidade média das conexões de banda larga na cidade é de 85,5 mbps, com 99,9% dos moradores cobertos pela tecnologia 4G e registrando uma densidade de 91,4 acessos de banda larga para cada 100 domicílios na cidade.

Em Campinas, 9,85% da força de trabalho está ocupada em funções nos setores de educação, pesquisa e desenvolvimento, 5,245 dos empregos formais estão em ocupações no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), 94,8% dos empregos na cidade estão no setor privado, um dos mais altos índices do país. A receita municipal é 61,4% oriunda de repasses, e houve crescimento positivo de 0,93% das empresas de Tecnologia.

A cidade conta com índice Firjan de desenvolvimento municipal de 0,850 (considerado alto) e nota na Escala Brasil Transparente de 9,35. Campinas oferece, ainda, atendimento ao cidadão por meio de aplicativo e pelo site da prefeitura. Na edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Campinas se destaca nos recortes de: Economia, 7ª mais bem posicionada; Empreendedorismo, 9ª mais bem posicionada; Mobilidade, 11ª mais bem posicionada e Tecnologia e Inovação, 12ª mais bem posicionada.

Investimentos

Segundo Adriana Flosi, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, a cidade tem investido em oito eixos de investimentos. “Entre eles, estamos investindo em mobilidade urbana, no urbanismo inteligente, no próprio empreendedorismo, saúde, educação e segurança pública”, explicou

A Secretária explica que o Ranking Connected Smart Cities é importante no sentido de mensurar os resultados dos investimentos, além de conhecer experiências bem-sucedidas de outras cidades. “O Ranking nos traz uma motivação, é muito estimulante para a cidade participar, buscar uma colocação melhor todos os anos, mas muito mais do que isto é o desafio de buscar novas tecnologias para o dia a dia do cidadão. Campinas valoriza muito o fato de estar sempre entre os 10 primeiros colocados do País”.

Ainda de acordo com Adriana, o Ranking é um instrumento que permite demonstrar o quanto a cidade é boa para se investir, para atrair mais empresas, por exemplo. “O Ranking da Urban Systems nos ajuda a demonstrar que Campinas é uma cidade que está sempre a frente, o que nos ajuda a trazer mais empresas para a cidade e consequentemente mais empregos, algo bastante desafiador nos dias de hoje. A nova administração municipal está trabalhando muito para que Campinas melhore ainda mais sua colocação no Ranking”, completou.



Comentários