Etapa Maratona no Jalapão provoca reviravolta na classificação de carros e UTVs

Tunico Maciel segue dominando nas motos com a quinta vitória consecutiva, Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio vencem etapa e assumem liderança nos carros.
Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio vencem a sexta etapa e lideram nos carros (Victor Eleuterio/Fotop)

O Jalapão pune. A etapa mais esperada do Sertões 2019, segunda perna da Maratona e maior especial da história da prova, com 535km, honrou a tradição de ser um momento definitivo da prova. Apenas o franco favorito das Motos, Tunico Maciel, e dos Quadris, Marcelo Medeiros completaram a sexta etapa do Sertões na mesma posição em que largaram. Os líderes dos carros, Cristian Baumgart/Beco Andreotti, além do pentacampeão Guiga Spinelli (em dupla com Youssef Haddad) tiveram problemas sérios. Nos UTVs também o Jalapão mudou tudo e Bruno Varela/Gustavo Bortolanza não comandam mais a classificação geral, que passou para Denisio Nascimento/Idali Bosse.
Guiga/Youssef capotou pouco antes da metade da especial. Cristian/Beco também enfrentou problemas e perdeu 34 minutos além da liderança geral para Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio, que conquistou sua segunda vitória no Sertões e assumiu a liderança. A dupla está com 13 min de vantagem sobre Cristian/Beco e pode se dar ao luxo de administrar o cronômetro nas duas etapas finais. Os tricampeões fecharam a especial de hoje com o tempo de 7h46min12s e acumulam 26h40min09 no segundo lugar da geral.
Nos UTVs o estrago do Jalapão também foi grande. Os líderes da geral, Bruno Varela e GustavoBortolanza completaram a sexta especial na 19ª.posição e agora estão em quarto lugar na classificação geral. Os novos líderes dos UTVs são a dupla mais regular do Sertões 2019: Denísio Nascimento e Idali Bosse. Eles completaram a etapa de hoje em segundo lugar com o tempo de 7h37min25s e assumiram o comando da classificação geral com 28h50min25s com 22 min de vantagem sobre Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, quarto na especial (7h37s27).
Rodrigo Varela e Fábio Pedroso venceram a especial de hoje com 7h34min42s para ocupar o terceiro lugar na geral (29h34min42s). Resumo dos UTVs na classificação geral: Todos osVarela contra os líderes Denísio Nascimento/Idali.
Resumo das motos: Tunico Maciel o imperador do Sertões 2019. O campeão em exercício, líder da geral, acumula uma vantagem de 26min09s sobre Jean Azevedo, terceiro na etapa de hoje.
Nos quadris, Marcelo Medeiros também repetiu a vitória na especial de hoje para acumular 34h09min28s na classificação geral. Marcelo tem 4h40 de vantagem sobre Wescley Dutra na geral dos quadris. Só perde se tiver um grave problema.
Contexto:
A segunda perna da etapa Maratona, a saída do Jalapão. A etapa Maratona é aquela onde os pilotos e as máquinas não podem receber assistência mecânica. Só os pilotos e os navegadores podem fazer a manutenção das máquinas, com peças e ferramentas que tenham trazido consigo. Os veículos, carros, motos, quadris e UTVs completam duas especiais, num total de quase 800km obrigados a cuidar do equipamento como cuidariam dos filhos. Qualquer acidente ou falha mecânica é fatal para as chances de vitória.
Aspas:
“Amanhã vou passear, curtir um pouco os cannyons, senão meu chefe de equipe me mata. Não podemos correr nenhum risco. Chegamos até aqui em função de todo um trabalho que desenvolvemos, da estrutura e dedicação da equipe Honda e meus mecânicos. Vamos em busca do bi”, disse Tunico Maciel.
“Essa especial teve de tudo. Em alguns momentos tivemos de controlar nossas emoções, quando vimos nossos concorrentes parados. Falei para o Lucas que a gente tinha de manter o ritmo e viemos fazendo nossa prova. Tivemos momentos de tensão com problemas no freio e mais para o final da especial, pois a poeira era muito intensa. E para nossa surpresa a gente chegou aqui em primeiro lugar. Mas ainda temos muito pela frente”, disse Kaíque Bentivoglio.
“Sabendo que este ano seria mais duro do que as últimas edições, procuramos um ritmo consistente sem comprometer e concluir bem os dois dias da etapa Maratona. Temos uma boa vantagem de 22 minutos para o segundo colocado que é o Reinaldo Varela, um excelente piloto, mas não dá para dizer nada e vamos até o último dia de prova para ter certeza e poder definir o título”,  disse Denisio Nascimento.
“Já estamos entrando na reta final do Sertões. Vou manter minha estratégia de fazer uma prova conservadora, com segurança, sem desgastes físicos, nem forçar demais o equipamento para chegar bem na reta final em Aquiraz (CE) e conquistar o tricampeonato”,

Comentários