UFSCar oferece curso a distância sobre gestão de pessoas e processos por competências

Formação é voltada a profissionais que atuam ou desejam atuar em bibliotecas universitárias
A partir do mês de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece o curso "Gestão de pessoas e processos por competências", que será ministrado na modalidade de educação a distância (EaD). A formação, voltada a profissionais que atuam ou que desejam atuar em bibliotecas universitárias ou instituições de pesquisa, tem o intuito de contribuir para o sucesso da missão institucional das bibliotecas universitárias no âmbito da gestão de pessoas.
Em razão da complexidade da atuação das bibliotecas universitárias, que envolve substanciais alterações no comportamento de acesso e uso da informação científica e tecnológica pela comunidade, a consolidação adequada da equipe de trabalho é tida como essencial para que suas atividades gerem os melhores resultados. Essa demanda se enquadra perfeitamente ao modelo de gestão de pessoas por competências, voltado, sobretudo, a contextos em que a evolução contínua dos profissionais é necessária. Nesse sentido, o curso tem a expectativa de que seus participantes se apropriem do conceito de competências, potencializando o seu desenvolvimento cognitivo e profissional na sua atuação junto à biblioteca universitária.
O curso está dividido em cinco unidades, compreendendo atividades teóricas e práticas sobre a abordagem das competências e sua instrumentalização no contexto das bibliotecas universitárias. O material didático é composto por textos, referências, apresentações e vídeos relacionados aos objetivos específicos de cada unidade. Por meio do fórum de comunicação, os tutores estarão disponíveis para acompanhar os participantes no desempenho das atividades.
O curso tem início previsto para o dia 10 de junho e término em 5 de agosto de 2019, totalizando 60 horas. A iniciativa é coordenada pelo professor Roniberto Morato do Amaral, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar, e conta com o apoio do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais) da Universidade. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de maio, por meio da plataforma box UFSCar (http://bit.ly/2ZLaOGn), onde também constam mais informações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail veralui@ufscar.br.

Comentários