Índios do MS na Colheita da Maçã no RS

Vacaria, no Rio Grande do Sul, atrai safristas de
 várias regiões do país para colheita da maçã
 
Na Rasip, terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil, são mais de dois mil trabalhadores temporários contratados para o período – 50% deles são de aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul.
 
Indigenas no pomar



A cada colheita da maçã, realizada nos primeiros meses do ano, Vacaria recebe milhares de trabalhadores em busca de oportunidades. Uma parte dos safristas é da região da Fronteira do Rio Grande do Sul, porém, há pessoas de diferentes estados que vão até a cidade, localizada nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, para atuar durante o período. Na Rasip, terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil, são mais de dois mil trabalhadores temporários contratados para o período, sendo que 50% deles são de aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul.  A empresa recebe ainda pessoas dointerior do Paraná, de São Paulo e de estados do Nordeste.
A colheita atrai safristas por conta dos benefícios oferecidos. Em muitos casos, o serviço temporário ajuda no sustento das famílias dos trabalhadores durante o ano todo. A Rasip conta com uma estrutura de alojamentos nos próprios pomares, além de atendimento médico com ambulatório e três refeições diárias. “Recrutamos trabalhadores de fora da cidade em função da elevação da produtividade e maior tempo de permanência, uma vez que ao ficar alojada na empresa, a pessoa permanece focada na atividade”, conta Sergio Martins Barbosa, diretor-superintendente da RAR, marca corporativa, que engloba a Rasip.
O diretor revela que a empresa passou a contratar indígenas há cerca de oito anos e atualmente possui quatro recrutadores, quepassam o ano viajando e conhecendo cidades, aldeias e contatando agências locais do Sistema Nacional de Empregos (SINE). “Os profissionais da RAR vão até as aldeias e conversam com os caciques, explicando como funciona o trabalho”, relata Sergio.  Após, as vagas são abertas no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT) e então um recrutador vai até a aldeia e, com o apoio de um líder local, realiza a seleção. “Existem casos de safristas que vêm há quatro, cinco anos, consecutivamente”, destaca Sergio.
A maior quantidade de contratações ocorre no início do ano, para a colheita da Gala – entre o final de janeiro até metade de março. Após este período os trabalhadores voltam para casa e retomam a atividade em Vacaria no final de março, para a colheita da Fuji que dura cerca de um mês. Em novembro, ocorre o “raleio”, que é a retirada do excesso de frutos do pomar, para que possa produzir novamente. “Esta é outra oportunidade em que contratamos mão de obra extra”, conta a coordenadora de Recursos Humanos da RAR, Karine Amarante.
“Neste ano contamos com safristas de São Paulo, Paraná, Bahia, Sergipe, Paraíba e de cidades do Mato Grosso do Sul como Dourados, Campo Grande, Aquidauana, Amambai, além das aldeias Taquapiri, Guassuti, Sassoró, Amanbai e Jaguapiré, entre outras”, conta Karine. Atualmente a RAR conta com 850 funcionários fixos, além das contratações temporárias.
RASIP           
Uma das pioneiras a atuar no segmento de maçãs no país - os primeiros pomares foram plantados na década de 70 – a Rasip é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. A empresa integra a RAR e foi fundada por Raul Anselmo Randon. Com sede em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra Gaúcha, a Rasip tem como premissa o planejamento e execução de todos os processos a fim de garantir a excelência do produto final. Desde a colheita no campo, passando pelo atendimento personalizado, até a eficiência na entrega, a empresa prima pela satisfação plena do cliente, pois entende que este resultado é a condição única para atuar competitivamente no mercado, sustentando seu crescimento e visão de futuro. Possui a certificação GLOBAL G.A.P. (Global/Good Agricultural Pratice), que garante um produto seguro, livre de qualquer tipo de contaminação, permitindo assim sua comercialização nas maiores redes de produtos alimentícios do mundo.
 

Comentários