Sesc Rio Preto recebe circulação do 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum

A programação na cidade acontece de 23 a 27 e conta com 22 curtas, divididos em 4 programas, além de uma oficina sobre distribuição e difusão de curtas-metragens.
 
Realizado em São Paulo, entre 22 de agosto a 2 de setembro desse ano, o 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, ou Curta Kinoforum, teve como recorte curatorial o horror da Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de buscar referências do passado e apontar tendências que contribuíssem  para o melhor entendimento do presente. A 29ª edição do Festival contou com uma programação agrupada em programas temáticos, acompanhados de debates e oficinas.
            A partir dos programas apresentados no Festival, o Sesc Rio Preto traz um recorte da programação realizada em São Paulo para o interior. Ao todo 22 curtas, divididos em 4 programas, mais uma oficina, compõem a programação aqui na cidade.
Com exibições gratuitas, o público pode conferir os programas: "70 anos da declaração dos direitos humanos", "Panorama mundial", "Infantil", "Percepções em deslocamentos" além da oficina de "Distribuição de difusão do curta-metragem brasileiro".
Com duração de 76 minutos, no dia 23, terça-feira, a partir das 20h, o programa 70 anos da declaração dos direitos humanos relembra e comemora os 70 anos do documento, cuja existência tornou ilegal a opressão e a privação de direitos. Nesse período, o que mudou? E o que mudou no Brasil? Essa pequena amostra de filmes revela que apesar de muitos desses direitos ainda serem desrespeitados, sabemos que eles nos pertencem, são universais, nos unem e nos deixam mais fortes para lutar por eles. Nas exibições o público pode conferir os curtas: Palíndromo (11', Brasil/SP, 2001, ficção); Maioria absoluta (23', Brasil/RJ, 1964, documentário); Uma família ilustre (18', Brasil/RJ, 2015, documentário); Fruto da terra (15', Brasil/RJ, 2008, documentário) e A pequena vendedora de fósforos (9', Brasil/RS, 2014, animação).
No dia 24, quarta-feira, a partir das 20h, o programa Panorama mundial apresenta uma compilação de curtas das diferentes mostras que compuseram o Festival na capital. O presente se revela principalmente na micropolítica cotidiana dos grupos que afirma a alteridade, mas também desponta no resgate do passado, que deixa à mostra a onda de retrocesso que insiste em ressurgir. Com duração de 83 minutos, o programa apresenta os curtas: O Órfão (15´, Brasil-SP, 2018, ficção); A Batalha de São Romano (2´, Suíça, 2017, animação); 2ª Classe (13', Suécia, 2018, ficção); Guaxuma (14', Brasil/PE, 2018, ficção/animação); Artem Silendi (7', França, 2017, ficção); Lucy (14' Venezuela/EUA, 2018, ficção) e Deglet Nour (19', França, 2017, ficção).
O programa Infantil, apresentado no dia 25, quinta-feira às 14h e com duração de 60 minutos, apresenta curtas-metragens para crianças de todas as idades e suas diversas realidades. Um pensamento sobre os direitos da criança norteiam esse programa com assuntos importantes e questões dos dias de hoje vividos e construídos em obras realizadas para e por crianças. O mesmo é comporto pelos filmes curtos: O fim do recreio (7', Brasil/PR, 2012, ficção); O dragão e a música (8',Suíça, 2015,ficção/animação); Tum Tum - som de batuque (3', Brasil/SP, 2014, documentário); Gigante (15', Alemanha, 2017, animação); Jornal da criança (6', Brasil/SP, 2011, documentário); Cores (6', Suíça, 2018, animação) e O melhor som do mundo (13',Brasil/SP, ficção).
Encerrando a programação dos programas, mas não do projeto, no dia 26, sexta-feira, às 20h o programa Percepções em deslocamentos traz personagens protagonistas de suas próprias histórias, nas quais a deficiência é um aspecto e nem sempre a maior das adversidades que enfrentam em suas vidas. Com 78 minutos de exibição o programa traz os curtas: Clube do otimismo (20',Brasil / RJ, 2018, documentário); Pagar 4 nunca mai$ (14', Brasil/SP, 2018, documentário); Profanação (25', Brasil/SP, 2018, documentário/experimental) e Yzalú - rap, feminismo e negritude (19', Brasil / SP, 2018, documentário).
No dia 27, sábado a oficina A Distribuição e difusão do curta-metragem brasileiro, conduzido por Denise Jancar, organizadora de festivais de curtas nacionais e internacionais, apresenta formatação e dicas de conteúdos para festivais de cinema e TV. A atividade é gratuita, porém requer inscrições prévias no portal do Sesc ou na central de atendimento do Sesc Rio Preto.

EXIBIÇÃO
PROGRAMA: 70 ANOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Duração total do programa: 76'
Relembrar e comemorar os 70 anos da declaração universal dos direitos humanos, cuja existência tornou ilegal a opressão e a privação de direitos. nesses 70 anos, o que mudou? e o que mudou no brasil? essa pequena amostra de filmes revela que apesar de muitos desses direitos ainda serem desrespeitados, sabemos que eles nos pertencem, são universais, nos unem e nos deixam mais fortes para lutar por eles.

::PALÍNDROMO (11', BRASIL/SP, 2001, FICÇÃO)
Direção: Philippe Barcinski
Sinopse: Um homem perde tudo que tem. Uma história simples contada de forma inusitada.

::MAIORIA ABSOLUTA (23', BRASIL/RJ, 1964, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Leon Hirszman
Sinopse: O analfabetismo no Nordeste brasileiro e suas consequências na vida agrícola.

:: UMA FAMÍLIA ILUSTRE (18', BRASIL/RJ, 2015, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Beth Formaggini
Sinopse: Conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clinico que trabalha com direitos humanos.

:: FRUTO DA TERRA (15', BRASIL/RJ, 2008, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Tetê Moraes
Sinopse: Uma saga de conquista de direitos humanos e superação de desigualdades através da luta social. Conta a história de Marcos Tiarajú, filho de Rose, dos filmes Terra para Rose e O Sonho de Rose, nascido no acampamento da Fazenda Annoni (RS), primeira ocupação do MST, em 1985.

:: A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS (9', BRASIL/RS, 2014, ANIMAÇÃO)
Direção: Kyoko Yamashita
Sinopse: Adaptação do conto homônimo de Hans Christian Andersen para os dias de hoje, sobre a infância desassistida no abismo da sociedade dividida entre riqueza e pobreza.
Serviço: Dia 23, terça, 20h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. 14 anos
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

EXIBIÇÃO
PROGRAMA: PANORAMA MUNDIAL
Duração total do programa: 83'
Uma compilação de curtas das diferentes mostras que compõe o festival. O presente se revela principalmente na micropolítica cotidiana dos grupos que afirma a alteridade, mas também desponta no resgate do passado, que deixa à mostra a onda de retrocesso que insiste em ressurgir.

:: O ÓRFÃO (15´, BRASIL-SP, 2018, FICÇÃO)
Direção: Carolina Markowicz
Sinopse: Jonathas foi adotado, mas é devolvido por ser 'diferente'. Inspirado em fatos reais.

:: A BATALHA DE SÃO ROMANO (2´, SUÍÇA, 2017, ANIMAÇÃO)
Direção: Georges Schwizgebel
Sinopse: Um movimento dentro de uma pintura que começa com a ferocidade de uma batalha e termina em uma rendição, em uma obra-prima do século 15, de Paolo Uccello.

:: 2ª CLASSE (13', SUÉCIA, 2018, FICÇÃO)
Direção: Jimmy Olsson
Sinopse: Charlotte conseguiu um novo emprego como professora do segundo grau. Certa noite, ela é atacada por um nazista e fica muito machucada.

:: GUAXUMA (14', BRASIL/PE, 2018, FICÇÃO/ANIMAÇÃO)
Direção: Nara Normande
Sinopse: Eu e a Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.

:: ARTEM SILENDI (7', FRANÇA, 2017, FICÇÃO)
Direção: Frank Ychou
Sinopse: Perdoa-me, pai, pois eu pesquei. Irmãs são pecadores como os outros.

:: LUCY (14' VENEZUELA/EUA, 2018, FICÇÃO)
Direção: Roberto Gutierrez
Sinopse: Um solitário técnico de som filma secretamente sua vizinha e reconstrói os sons da vida dela, enquanto cria uma relação imaginária que o leva a descobrir o verdadeiro som de sua obsessão: Lucy.

:: DEGLET NOUR (19', FRANÇA, 2017, FICÇÃO)
Direção: Sofiane Halis
Sinopse: Ismael sonha em construir cidades e usa o capacete com orgulho. O único trabalho disponível na obra é cobrir o guarda e cuidar do cachorro. Os problemas logo aparecem.
Serviço: Dia 24, quarta, às 20h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. 14 anos
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

EXIBIÇÃO
PROGRAMA: INFANTIL
Duração total do programa: 60'.
Curtas-metragens para crianças de todas as idades e suas diversas realidades. Um pensamento sobre os direitos da criança norteiam esse programa com assuntos importantes e questões dos dias de hoje vividos e construídos em filmes curtos realizados para e por crianças.

:: O FIM DO RECREIO (7', BRASIL/PR, 2012, FICÇÃO )
Direção: Nélio Spréa, Vinicius Mazzon
Sinopse: No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis!

:: O DRAGÃO E A MÚSICA (8',SUÍÇA, 2015,FICÇÃO/ANIMAÇÃO)
Direção: Camille Müller
Sinopse: Uma garotinha fica amiga de um dragão na floresta. Eles começam a tocar músicas juntos, mas correm perigo, pois o rei obstinado autoriza apenas marchas militares.

:: TUM TUM - SOM DE BATUQUE (3', BRASIL/SP, 2014, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Bruno  Martins
Sinopse: Um jovem músico toca percussão em uma banda na cidade de Salvador, Bahia. A música tornou-se fundamental em sua vida e agora ele quer viver disso.

:: GIGANTE (15', ALEMANHA, 2017, ANIMAÇÃO)
Direção: Johanna Bentz
Sinopse: Sentada bem no alto da cidade, Ola observa o mar e vê uma gigante tomando banho na baía. Os barcos deslizam pelas ondas como patinhos de borracha. Por meio de piscadas e caretas, elas conseguem se comunicar.

:: JORNAL DA CRIANÇA (6', BRASIL/SP, 2011, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Caio Brasil
Sinopse: Um divertido documentário com reportagens sobre reciclagem e meio ambiente, realizado por crianças de escolas municipais de Atibaia-SP, durante a oficina audiovisual Cinema & Cidadania.

:: CORES (6', SUÍÇA, 2018, ANIMAÇÃO)
Direção: Oana Lacroix
Sinopse: Em uma grande floresta onde vivem pássaros de uma só cor, todos encontraram seu lugar em uma árvore que se parece consigo. Mas o que acontece quando um pássaro tem duas cores?

:: O MELHOR SOM DO MUNDO (13',BRASIL/SP, FICÇÃO)
Direção: Pedro Paulo de Andrade
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?
Serviço: Dia 25, quinta, às 14h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. Livre
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

EXIBIÇÃO
PROGRAMA: PERCEPÇÕES EM DESLOCAMENTOS
Duração total do programa: 78'
O programa traz personagens protagonistas de suas próprias histórias, nas quais a deficiência é um aspecto e nem sempre a maior das adversidades que enfrentam em suas vidas.

:: CLUBE DO OTIMISMO (20',BRASIL / RJ, 2018, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Livia Arbex e Silvia Ribeiro
Sinopse: Rio de Janeiro, subúrbio, pós-Jogos Olímpicos. O Clube do Otimismo estava vazio até que algumas trabalhadoras da economia informal começaram a ocupar o prédio há uma década.

:: PAGAR 4 NUNCA MAI$ (14', BRASIL/SP, 2018, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Leide Jacob
Sinopse: Por deslocar-se em uma maca, a poeta Leide Moreira era obrigada a pagar quatro ingressos para ir a shows musicais. Mas ela conquistou o direito de pagar um só e ainda inspirou uma lei específica.

:: PROFANAÇÃO (25', BRASIL/SP, 2018, DOCUMENTÁRIO/EXPERIMENTAL)
Direção: Estela Lapponi
Sinopse: Cinco artistas - umx surdx, dois com baixa visão, umx cadeirante e umx perclitante - se encontram para responder às perguntas que vasculham tudo o que há de bom e de ruim em ser o que são.

:: YZALÚ - RAP, FEMINISMO E NEGRITUDE (19', BRASIL / SP, 2018, DOCUMENTÁRIO)
Direção: Inara Chayamiti, Mayra Maldjian
Sinopse: A jornada de Yzalú, uma rapper negra periférica e com limitação física, que encontrou na música uma ferramenta de combate ao racismo e machismo.
Serviço: Dia 26, sexta, às 20h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. 14 anos
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

OFICINA
A DISTRIBUIÇÃO E DIFUSÃO DO CURTA-METRAGEM BRASILEIRO
Com Denise Jancar, organizadora de festivais de curtas nacionais e internacionais.
Apresentação de players atuantes no mercado brasileiro por uma distribuidora de conteúdo audiovisual. Formatação e dicas para a apresentação de conteúdos para o mercado interno e externo em Festivais de Cinema e Mercados de Cinema e TV. Apresentação de pitchings de curtas realizados e avaliação pela mediadora.
Denise Jancar é fundadora da Promovere, uma distribuidora que licencia conteúdos brasileiros e internacionais para o mercado interno e externo sendo Coordenadora do projeto Curta & Mercado durante o 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.
Serviço: Dia 27, sábado, 14h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas. Grátis. 16 anos

Comentários