Projeto Guri de Jales participa do "Guri na Estrada" com apresentação em Iturama/MG



 
No dia 5 de outubro (sexta-feira), o Grupo de Canto Coral Infanto-juvenil e Camerata de Cordas Dedilhadas do Polo Jales (Projeto Guri de Jales) esteve na cidade de Iturama/MG para apresentar seus dons musicais que envolveram percussão corporal e voz, além de percussão com objetos sonoros e instrumentos musicais. A ação contou com apoio da Prefeitura de Jales.
 
O evento aconteceu na Praça Santa Rosa da cidade mineira, onde aconteceu a última rota do projeto itinerante "Guri na Estrada" que contou com oficinas e espetáculos para crianças de 6 a 14 anos da rede pública de ensino, realizados com o suporte de um caminhão-palco. O projeto percorreu seis municípios, sendo cinco paulistas (Mococa, Boraceia, Guaimbê, Macedônia e Guarani D'Oeste) e um mineiro (Iturama), entre os dias 24 de setembro e 5 de outubro.
 
O Guri de Jales se apresentou com 32 crianças do projeto (12 no violão e 20 no coral juvenil), orientados pelos educadores musicais Otoniel e Francismir. O repertório incluiu músicas como Fênix, Emotions Guitar, Sweey Child O'mine, Estrela, Estrela, O Trem da Serra, O Som da Pessoa, Vem Cantar, Há, Bate Canela, Eu Só Quero um Xodó, Catira do Passarinho e A Lua.
 
A coordenadora do Polo Jales, Cristiane Beletti, falou do quanto foi gratificante a participação dos alunos de Jales no evento. "Foi um dia especial para os nossos alunos que tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez como protagonistas em um concerto musical fora do Estado. Os dias que antecederam a apresentação estavam sendo maravilhosos, víamos o brilho nos olhos deles, a vontade de fazer bem feito, o senso de responsabilidade que foi despertado em cada um. E para alcançarmos esse resultado satisfatório, nossos alunos foram bem amparados, oferecemos espaço físico adequado, alimentação e transporte com segurança. Agradeço a parceria com a Prefeitura e a todos os envolvidos nesse projeto, deixo nosso obrigado em nome da equipe do Projeto Guri de Jales", completou.
 
GURI NA ESTRADA
O Guri, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, já atendeu mais de 710 alunos em todo o Estado. Objetivando usufruir dessa territorialidade para fortificar o estímulo de atividades musicais de qualidade, foi criado o "Guri na Estrada".
 
O programa oferece atividades culturais e musicais para os alunos da rede pública, também criando oportunidades para que os Guris mostrem sua arte para públicos diversificados.
 
O PROJETO
Desde seu início, em 1995, o Projeto Guri oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos.
 
Aproximadamente 50 mil alunos são atendidos por ano em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos estabelecidos no interior e litoral, são administrados pela "Amigos do Guri", enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
 
O Projeto é uma referência nacional em como proporcionar à população o acesso à cultura por meio da música.

Comentários