Parlamentar ressalta preocupação com casos de sarampo no Estado


O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid (DEM), ressaltou nesta terça-feira (16) sua preocupação com o aumento do número de casos de sarampo confirmados no país. No total, foram registradas 2.044 ocorrências da doença até 08 de outubro, segundo relatório elaborado pelo Ministério da Saúde. 
De acordo com o documento, Amazonas e Roraima lideram o ranking dos Estados com o maior número de registros da doença, com 1.629 e 330 respectivamente. “Há três casos isolados registrados em São Paulo, o que já deveria ter resultado numa ação imediata da Secretaria de Estado da Saúde. Até agora, no entanto, não vimos nenhuma atividade”, lamentou.
Edmir Chedid explicou ainda que há, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, um total de 7.966 casos em investigação no país. “Os surtos estão relacionados à importação do vírus, que pode rapidamente se disseminar pelo Estado de São Paulo caso nenhuma medida emergencial seja adotada. Por isso, aguardamos um posicionamento do Estado.”
O Ministério da Saúde informou que foram confirmadas 10 mortes pela doença no país, sendo quatro no Amazonas (todos brasileiros, dois de Manaus e dois do município de Autazes), quatro em Roraima (três em estrangeiros e um brasileiro) e duas no Pará (indígenas venezuelanos). A Pasta está acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados.
 
Casos Isolados
O Ministério da Saúde declarou que há casos isolados identificados no Pará (17), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (36), Rondônia (2), Sergipe (4) e no Distrito Federal (1). Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que circula no país é o mesmo encontrado na Venezuela, país que enfrenta surto de sarampo desde 2017. 

Comentários