Espetáculo Vereda da Salvação tem ensaio aberto neste sábado

Montagem é do Núcleo de Formação Cênica, da Cia. Cênica, de Rio Preto, e retrata tragédia vivida por 
comunidade rural na década de 1950; apresentação é às 19h, com entrada franca

Vereda_Guilherme_Di_Curzio (7).jpg
 
Encerrando as ações do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018, o Núcleo de Formação Cênica, desenvolvido pela Cia. Cênica, apresenta neste sábado (27/10), às 19h, no Graneleiro da Swift, em Rio Preto, ensaio aberto do espetáculo "Vereda da Salvação", com entrada gratuita e aberta ao público. Os lugares são limitados e os ingressos devem ser retirados no local a partir das 18h.  
 
A montagem tem direção de Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues e é fruto da pesquisa dos alunos do Núcleo de Formação Cênica sobre o realismo poético de Jorge Andrade (1922-1984), um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.
 
O espetáculo é inspirado em um fato real, de abril de 1955, que envolve messianismo, fé e conflito agrário: a tragédia de uma comunidade de agricultores na região de Malacacheta, interior de Minas Gerais, que mergulharam no fanatismo religioso ao seguirem um líder que os levaria ao caminho da libertação, resultando em repressão policial e morte.
 
Escrita entre 1957 e 1963, a peça é a quarta de autoria de Jorge Andrade e foi montada originalmente pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1964, com direção de Antunes Filho, tendo grandes nomes no elenco, como Raul Cortez (1931-2006), Cleyde Yáconis (1923-2013) e Ruth de Souza (1930).
 
O processo de montagem do espetáculo "Vereda da Salvação" teve início em março, dentro das ações do TERRITÓRIO CÊNICO, contemplado pelo Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado.
 
Com as oficinas do Núcleo de Formação Cênica, ao longo deste ano, a Cia. Cênica compartilhou suas práticas com os participantes, nas áreas de interpretação, treinamento do ator, preparação vocal e canto, musicalização e preparação corporal.
 
O Núcleo contou ainda com a parceria do Programa de Qualificação em Artes (Projeto Ademar Guerra), que enviou profissionais para orientar a montagem juntamente com os artistas da Cia. Cênica. O ensaio aberto consiste na Mostra de Compartilhamento do Programa.
 
Também neste sábado, logo depois do ensaio aberto de "Vereda da Salvação", às 20h30, no Graneleiro, a Cia. Cênica vai promover o "Território da Partilha", bate-papo aberto ao público em que propõe uma troca de experiências e reflexões sobre a realização do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018.
 
Balanço
Além do Núcleo de Formação Cênica, outras quatro ações foram desenvolvidas entre março e outubro deste ano dentro do TERRITÓRIO CÊNICO. A Cia. Cênica promoveu várias atividades culturais gratuitas, envolvendo a classe artística local, a comunidade e convidados, que atraíram aproximadamente 1,4 mil participantes.
 
Por meio da ação "Ninho: Fomento e Intercâmbio", cinco grupos parceiros da Cia. Cênica receberam artistas convidados para atividades de intercâmbio e como contrapartida apresentaram um de seus trabalhos ou abriram seus processos de criação. Os participantes foram: G.A.L. (Grupo de apoio à Loucura) e André de Araújo; Cia. O Que Será de Nós?! e Juliana Calligaris; Cia. Território da Dança e Edvan Monteiro; Companhia Hecatombe e Diego Liberano, e Minha Nossa Companhia e Gustavo Colombini.
 
Em "Workshops e Balaio de Prosa", foram realizadas atividades formativas pontuais, conduzidas por Cassiane Tomilhero (Campinas/SP), Adbailson Cuba (Caraguatatuba/SP), Cláudia Borges (Santa Fé do Sul/SP), Fabiana Alves (Ilha Solteira), Luís Fernando Lopes (São José do Rio Preto) e João Mário Machado (Santana de Parnaíba/SP).
 
E com a ação "Arte de Quinta", a Cia. Cia. Cênica apresentou oito dos nove espetáculos de seu repertório.
 
Para Fagner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica, o Núcleo de Formação Cênica é um dos destaques do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO, ao promover o encontro de artistas já atuantes na cidade com novas gerações e levar à cena um texto que, além de extrema importância para a dramaturgia nacional, é de grande atualidade. Ele observa que, neste ano, o projeto ficou como primeiro suplente no mesmo edital do ProAC. Por isso, a companhia continua buscando apoio para sua continuidade em 2019. "O retorno do público, grupos e participantes do projeto foi muito positivo", observa Rodrigues.
 
Sinopse:
Vereda da Salvação é uma incursão cênica na obra homônima de Jorge Andrade, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. O texto, escrito entre 1957 e 1963 e inspirado em um fato verídico ocorrido em 1955, no município de Malacacheta, Minas Gerais, trata de uma comunidade de trabalhadores rurais que, em sua busca por condições de vida minimamente dignas, mergulha no misticismo exacerbado de uma nova crença religiosa que a levará ao caminho da libertação.
 
Ficha técnica:
Texto: Jorge Andrade
Direção: Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues
Direção Musical: Everton Gennari
Introdução ao universo de Jorge Andrade: Eduardo Catanozi
Figurinos: Adbailson Cuba
Cenário: Léo Bauab
Iluminação: Fagner Rodrigues
Elenco: Angelo Augusto, Christina Martins, Daiane Rosa, Deivison Philip, Esmeraldina Reis, Ester Neves, Giovana de Paula, Jaqueline Bisca, Jessica Paladino, Juliana Carolina, Marina Rico, Nathalia Navarro, Pietra Borges, Sofia Mitsuyuki, Suria Amanda e Vladimir Banhara.
Produção: Núcleo de Formação Cênica
Orientação Cia. Cênica: Beta Cunha, Cássia Heleno, Elaine Matsumori, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues, Glauco Garcia e Simone Moerdaui
Orientação Programa de Qualificação em Artes: Luísa Pinti, Everton Gennari e Valéria Lauand
 
Serviço:
Vereda da Salvação, ensaio aberto do Núcleo de Formação Cênica. Sábado (27/10), às 19h. Grátis. 14 anos. Retirada de ingressos no local a partir das 18h. 
 
Território da Partilha, bate-papo com Cia. Cênica e participantes do projeto Território Cênico 2018. Sábado (27/10), às 20h30. Grátis. Livre.

Local: Graneleiro da Swift (avenida Duque de Caxias, às margens da Represa Municipal) 

Vereda_Guilherme_Di_Curzio (3).jpg
Vereda_Guilherme_Di_Curzio (7).jpg
Vereda_Guilherme_Di_Curzio (8).jpg

Comentários