Eleições 2018: Sala de Democracia Digital da FGV DAPP vai monitorar debate público nas redes

A iniciativa tem o objetivo de monitorar o debate público e o impacto das práticas de desinformação nas redes sociais durante as eleições de 2018

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) lança no próximo dia 25 de julho a "Sala de Democracia Digital - #observa2018", no Rio de Janeiro, com um seminário sobre o impacto das redes sociais nas eleições no Brasil e no mundo. O projeto tem como objetivo acompanhar e analisar o debate público na web e identificar ações de desinformação nas eleições deste ano.
A Sala disponibilizará de forma pública e acessível análises diárias sobre as percepções da sociedade acerca da agenda de políticas públicas e do debate econômico, bem como sobre práticas de manipulação do processo político, como a presença de perfis automatizados (robôs) e a difusão de notícias falsas (fake news). As análises serão publicadas diariamente e por meio de análises semanais consolidadas, bem como policy papers eventuais com análises aprofundadas e recomendações de políticas públicas.
"Em 2018, o Brasil deve enfrentar uma das eleições mais polarizadas desde a sua redemocratização, que pode ter diferentes desdobramentos, como aprofundar a crise atual ou iniciar transformações sociais e políticas relevantes", afirma o diretor da FGV DAPP, Marco Aurelio Ruediger. "O processo eleitoral, bem como todo o papel desempenhado pela internet e pelas mídias sociais no contexto brasileiro, será objeto de grande atenção internacional. A possibilidade de ação efetiva da sociedade civil no combate à desinformação, manipulação e interferências ilegítimas no meio digital pode ter consequências em outras democracias do mundo, tornando o Brasil uma referência internacional."
Parcerias Estratégicas - A Sala de Democracia Digital contará com um hotsite — com versões em português e inglês — e o aplicativo web #observa2018, que disponibilizará dados e análises diariamente pelo celular. O projeto da FGV DAPP tem com parceiros o Digital Forensic Research Lab (DFRLab), do Atlantic Council e o National Democratic Institute (NDI), ambos think tanks baseados em Washington (EUA); a Omidyar Network; o Visualization and Data Analytics Research Center (VIDA), da New York University (NYU); o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E) e a Escola de Direito da FGV-SP.
A Sala conta com parceria de mídia com a rádio CBN, o jornal Estado de São Paulo, a agência de fact-checking Lupa e os portais digitais Poder360 e Nexo Jornal. E um Comitê Observador, formado por uma rede internacional de parceiros acadêmicos, de sociedade civil e governamental, manterá interlocução permanente com os pesquisadores da FGV DAPP na Sala para a troca de experiências durante o período eleitoral.
Em acordo com a missão institucional da FGV, os estudos, análises e publicações produzidas pela FGV DAPP na Sala de Democracia Digital - #observa2018 não possuem qualquer vinculação política ou partidária.

Comentários