Coragem pela Ética e pela Justiça

 
Flávio Rodrigo Masson Carvalho PhD em Psicologia Clínica
 
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 
A ética trata do comportamento do homem, da relação entre sua vontade e a obrigação de seguir uma norma, do que é o bem e de onde vem o mal, do que é certo e errado, da liberdade e da necessidade de respeitar o próximo.
Ética: Valores que definem o que: quero – posso – devo.
Instrumento fundamental para a instauração de um viver em conjunto.
A ética é a base para a construção do mundo político. Condição necessária para a sobrevivência da espécie humana.
A ética é a teoria acerca do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, ela trata dos fundamentos e da natureza das nossas atitudes normativas.
A ética revela que:
Nossas ações tem efeitos sobre a sociedade;
Cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes;
A justiça é a principal das virtudes;
Nossos valores têm uma origem histórica;
Cada moral é filha do seu tempo;
Devemos adequar nossas vontades às obrigações sociais.
Questão central da ética:
Como devo agir em relação aos outros?
A justiça é a base institucional da coesão social. Condição de possibilidade à conquista da paz.
O termo justiça, de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos.
É o princípio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio).
A prática do bem e da justiça envolve: Respeito às leis e Intenção individual de cada Sujeito (autonomia).
Enfim, a Justiça é meta distante e futura advinda das lutas sociais, na interpretação alternativa que faz-se necessária, que alguns juristas chamam de uso alternativo do Direito.
Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tida normalmente como covardia.

O QUE É TER CORAGEM?
Pelo dicionário, ter coragem é ter perseverança, ter hombridade, enfrentar os seus desafios. Mas uma vez eu ouvi uma frase do Miguel Cavalcante, uma pessoa que eu gosto muito, ele diz o seguinte: "Coragem não é a ausência de medo, mas agir apesar dele".
É preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença.
É preciso ter coragem para lutar pela justiça e pela ética!
Mas não é preciso ter coragem para ser justo e para ser ético, isso é obrigação!
Falta de coragem causa perda de momentos incríveis. Arrisque sempre!
Não aceite a injustiça, não seja conivente com aqueles que ferem a ética!
Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós.
Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. Por isso tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue.
Não tenha medo de enfrentar os corruptos, os ladrões da dignidade alheia. Promova, com todas as suas forças, a ética e a justiça.
E que a sua coragem seja maior do que o seu medo.
O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem.


 
 

Comentários