Vereadores incentivam doação de sangue

Dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004. No dia 1º de junho, em todo país, o movimento “Eu Dou Sangue” iniciou as ações da campanha “Junho Vermelho”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue.
No Brasil, junho é um dos períodos mais críticos para os bancos de sangue. As férias e as quedas de temperaturas provocam uma baixa na quantidade de doadores. Além disso, nesse período aumenta a incidência de acidentes em estradas e as unidades de saúde necessitam de maior estoque de sangue.
Não existe nenhum substituto artificial para o sangue, por isso, as doações são fundamentais para manter os estoques de plaquetas, que auxiliam no controle de sangramentos e são usadas em tratamento contra o câncer, por exemplo.
Para doar, basta estar em boas condições de saúde, comparecer ao posto de coleta alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.
Na manhã de hoje, os vereadores Vagner Selis – Pintinho (PRB), Luiz Henrique ViottoMacetão (PP) e o servidor da Câmara Municipal, Eduardo Missias, estiveram no Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis para doar sangue.
“Essa campanha representa uma ótima oportunidade para ressaltar a importância de ajudar outras pessoas que precisam passar por transfusão. O sangue não pode ser produzido nem com a mais avançada tecnologia, só a generosidade permite obtê-lo. É um ato solidário, através do qual oferecemos um pouco do nosso sangue para transmitir esperança a outros, sem esperar remuneração econômica em troca”, comentou o vereador Pintinho.
Para horário de funcionamento e os endereços de postos de coleta no estado, acesse: http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.html

Comentários