Uruguai e sua parte natural desconhecida por muitos

 
Território místico, de energia intensa e inteiramente natural, preserva nascentes de água, fauna e flora do país
 
Montevidéu/ São Paulo – junho de 2018 -  Além de Montevidéu, Punta Del Este e Colônia del Sacramento - lugares fenomenais e aprovados pelo público brasileiro, existe no vizinho um estado/departamento que esconde uma riqueza natural inestimável e incalculável. Nesse paraíso localizado na Serra da Coronilla, em Lavalleja, existem mais de 480 espécies de plantas, mais de 29 tipos de mamíferos, 140 espécies de aves e 1300 hectares de ecossistema protegidos.
 
A Reserva Natural de Salus é composta por uma floresta enredada com várias espécies nativas e caminhos de samambaias e roseiras que criam um ambiente de devaneio. Uma de suas principais atrações é a mítica “Fuente del Puma”. Seu nome vem de uma lenda que conta que foi este animal que encontrou e guardou esta fonte de água mineral de grande pureza. Visitas guiadas de diferentes graus de dificuldade e duração podem ser contratadas.
 
A região intensa e considerada por muitos: mística, é o coração natural do Uruguai. A reserva proporciona ao visitante a beleza aos olhos, tranquilidade aos ouvidos e paixão pelo cheiro da natureza. Chamada de Reserva Natural de Salus, o local é cuidado pela ONG Vida Silvestre que estimula a visitação de turistas para conscientizar a importância da preservação e importância da natureza.
 
Desde março, a reserva conta com um centro de interação, que oferece um passeio totalmente interativo aos visitantes. Esse espaço foi criado para reconectar os turistas, sensíveis a preservação do meio ambiente, às reservas naturais. O espaço oferece um passeio interativo que explica o ciclo da água, o ecossistema da reserva e uma representação multidimensional da reserva natural de SALUS. São mais de seis mil pessoas ao ano, que fazem parte da visita guiada e desejam conhecer a “Fuente Del Puma” – nascente de água Salus. Os visitantes podem aprender sobre flora e fauna da reserva natural, zonas húmidas, história de SALUS e informações sobre hidratação saudável.
 
Por meio de visitas guiadas e agendadas diariamente, as áreas para o turismo à reserva são limitadas, e a quantidade de pessoas no dia-a-dia também. Aumentando as possibilidades de preservação. Para o brasileiro acessar esse paraíso, não está tão fácil, mas para quem pode e gosta da natureza vale muito a pena. É necessário tomar um voo até Montevidéu e de lá um ônibus até Minas, capital de Lavalleja, e em Minas mesmo, o turista encontra bons hotéis e agências que proporcionam o passeio com data e horário. http://www.costaserrana.com.uy/index.php/es/servicios/lavalleja.html
 
Dentro do mesmo Parque, situa-se o Parador Salus, brindando hospedagem e serviços gastronômicos e o Restaurante de Campo que oferece comidas crioulas, almoços rápidos para grupos e excursões, jogos infantis e cavalgadas guiadas. Atenção: sozinho e por conta própria não rola. Nos links a seguir o visitante poderá se informar mais sobre o local: http://www.salus.com.uy/reservasalus/Home, www.lavallejanatural.com ou www.lavalleja.gub.uy
 
 
Passeios imperdíveis em Minas e Villa Serrana
  
Uma viagem a uma área caracterizada por uma paisagem de cordilheiras ondulantes, vegetação verde e grande riqueza de flora e fauna, é sempre ideal para a desconexão. Pescaria, asa delta, tirolesa, trilhas de ecoturismo por meio da vegetação densa e navegação por rios e lagoas fazem parte das alternativas.
 
Outras atrações imperdíveis transformam essas cidades do departamento de Lavalleja em verdadeiras relíquias, como o Parque Salto del Penitente, com 20 metros de altura nutre as águas de uma piscina cristalina de água mineral, na qual é possível banhar-se.
 
Nas proximidades, há um parador com um terraço panorâmico, onde é possível almoçar admirando a beleza natural. Passear a cavalo, fazer trilhas para caminhadas e esportes de aventura, são outras opções oferecidas no local.
 
Não acabou. O Cerro Arequita, é uma curiosidade geológica que não passa despercebida.
Em seu interior se formaram numerosas grutas que podem ser visitadas e na base da colina está El Mirador com refeições caseiras e visitas guiadas. Perto dali está o acampamento municipal com cabanas e serviços completos. E na base da Laguna de los Cuervos, existe um camping menor com um perfil mais familiar.
 
Dentre outras surpresas está o “Valle del Hilo de la Vida”, composto por vestígios arqueológicos e belas paisagens montanhosas com energia única. Está combinação de sentidos está a apenas 8 km de Minas. Uma das marcas mais distintas da área são os montes de pedra que ficam em pontos energéticos ideal para os visitantes que cultivam o lado místico. O vale tem um albergue de estilo rústico construído com pedra, onde o turista pode almoçar e fazer um lanche em total harmonia com a natureza.

Comentários