Reflexões: Estado de ânimo

Adelvair David davidesp.weebly.com
 
O atendimento ou não das expectativas criadas por uma pessoa geralmente responde pelo seu chamado estado de ânimo.
O andamento das coisas quando não é da forma esperada gera ansiedade que transtorna e desestabiliza o homem. Importante lembrar que quase nunca a vida responde exatamente como se espera ou se idealiza, mesmo quando assim acontece é possível perceber-se que o que foi concretizado fica abaixo do que foi desejado, isto decorre do fato de que emocionalmente o espírito humano encontra-se ainda inabilitado a tudo compreender e até mesmo para aceitar aquilo que é para o seu próprio bem, mesmo contrariando a sua vontade. Quem muito se enganou em algum aspecto, nesta ou nas encarnações pregressas, encontrará limitações justamente para que possa educar-se.
É notório que não é prudente acomodar-se em qualquer aspecto que seja, porém, daí, acreditar-se que tudo se dará como se deseja é pura ilusão e imaturidade moral da criatura humana. Vivemos em um mundo classificado pelos espíritos venerandos como de "provas e expiações", onde o mal ainda impera e as "paixões dissolventes"1 regem a vida humana. Todos os espíritos que gravitam neste orbe, na carne ou fora dela, devem trabalhar pelo seu próprio aprimoramento moral e intelectual, para isto, deve se responsabilizar pelo que faz com as suas respectivas consequências, sofrendo desconfortos ou colhendo louros conforme as suas ações, a chamada lei de "causa e efeito".
 
É muito importante exercitar a gratidão, fazer todos os esforços pelos seus projetos e bons desejos a fim de avançar na senda do progresso espiritual. Depois de ter feito a sua parte deve o homem aceitar sem revolta aquilo que não pode controlar, recolhendo as lições das experiências que lhe sucedem. Afirmou muito apropriadamente Jesus, o Mestre Venerando da humanidade: "A cada um será dado conforme as suas obras".
Os chamados "ânimos" alterados podem ser equilibrados através do trabalho no bem e estreitando de laços com Deus através da oração. Deus é o pai que nunca desampara os seus filhos, e é sempre bom lembrar que como pai Ele corrigirá sempre o caminho dos seus filhos até que aprendam por onde caminhar.
ANIMADOS PROSSEGUIREMOS SEMPRE NA ESTRADA DAS REALIZAÇÕES, APRENDENDO.
1. Aquelas que afrouxam e deterioram os valores morais.
 
 

Comentários