Vacinação contra a Febre Amarela continua em todas as Unidades de Saúde


Embora a Estância Turística de Olímpia não tenha nenhum registro positivo de Febre Amarela, este ano, a secretaria municipal de Saúde segue com estoque de vacinas contra a doença em todas as Unidades Básicas de Saúde, com o propósito de intensificar a prevenção.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, na primeira quinzena de 2018, 53 moradores foram imunizados contra a doença. Em 2017, foram aplicadas 6.376 doses da vacina, durante todo o ano, o que certamente contribuiu com o quadro positivo do município.

A Saúde orienta que o morador, que não recebeu a dose ou não se lembra de ter recebido, procure a UBS mais próxima de sua residência munido da caderneta de vacinação. Caso não tenha o documento, é necessário comparecer à UBS de costume para receber as doses.

De acordo com a divisão de Vigilância Epidemiológica, a vacina contra a Febre Amarela sempre foi rotina no calendário vacinal do município, sendo indicada para crianças de nove meses até adultos com 60 anos. O morador com idade superior a 60 anos que procurar a UBS para receber a dose será avaliado.

Já em casos que o cidadão for realizar uma viagem para áreas de riscos ou países que solicitem o comprovante da vacina, é indicado que procure a UBS com no mínimo 15 dias de antecedência para receber a dose, prazo necessário para a vacina atuar no organismo.

O município, diferente de São Paulo e cidades localizadas ao entorno da capital, segue aplicando a dose padrão de 0,5 ml, com validade vitalícia, ao invés de 0,1 ml que tem validade de proteção de oito anos. Dessa forma, basta tomar a vacina uma vez para estar imune.

Além disso, todas as UBS seguem realizando a atualização da caderneta vacinal, garantindo imunização a toda população conforme prevê o calendário nacional de vacinação. 

Comentários