Reflexões: A cada um

Adelvair David davidesp.weebly.com
 
 

"A cada um segundo suas obras" (Jesus).
No uso do seu livre arbítrio o homem é levado a fazer escolhas mesmo quando não as faz, ficando passivo.
Importante recordar que toda ação tem sua consequência, toda escolha traz consigo o resultado esperado ou não, desafiando o espírito humano a fazer o aprendizado correspondente a sua necessidade emocional. Muitos homens vivem como desejam, fazem o que lhes dá na cabeça, buscam o que suas paixões e intenções determinam, porém, quando a vida traz o que foi gerado desejam evadir-se da responsabilidade, fugir aos devidos enfrentamentos, não raro, procuram aconselhamentos apenas para lamentar ou reclamar, raramente procuram clarear o raciocínio a fim de tomar decisões, gostariam que alguém lhes tirasse dos ombros o problema criado por eles mesmos, aliviando-os para novas empreitadas infelizes.
Mesmo transferindo responsabilidades para outrem, toda ação repercute no tempo e volta pela Lei de Causa e Efeito para aquele que a criou. Tudo fica gravado na consciência do homem que lhe chamará à reparação ou correção imediata ou no futuro. O bem praticado traz efeitos benévolos e o mal traz sofrimento e dor, por isso Jesus alertou quanto à responsabilidade pessoal pelo que "cada um" faz.
Levando-se em consideração a questão da responsabilidade pessoal, pedidos de desculpa e de perdão amenizam os efeitos criados e são importantes, porém, não resolvem os problemas, necessário ao homem o compromisso sincero de procurar não voltar a praticar o engano, modelando na sua natureza emocional um sentimento novo e melhor, que lhe permitirá experimentar alegria de viver apesar das contrariedades a serem enfrentadas.
A cada um, a Lei Divina responderá conforme seu pensamento, sentimento e modo de agir.
BONS SENTIMENTOS, BOAS ATITUDES PROMOVEM VIDA MELHOR E MAIS FELIZ.
 
 

Comentários