Em 2018 dê um Sentido para a sua Vida

Flávio Rodrigo Masson Carvalho-PHD,
Professor e pesquisador do UNIBAVE/NUPEDI (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito) – Orleans - SCequilibriumtc@hotmail.com



É muito comum compararmos o mundo ao nosso próprio referencial de vida, de como percebemos o mundo, que passa a ser o "nosso mundo". Incluem-se aí os nossos valores, conceitos e preconceitos. Além disso, as pessoas aproximam-se pelas semelhanças e não pelas diferenças, desmistificando a crença popular de que os opostos se atraem. Se observarmos bem, antes da diferença há muita convergência, situações comuns, similaridades que atuam como facilitadoras de um processo de entendimento e consideração e a partir daí eventuais diferenças de caráter, atitudes ou comportamentos passam a configurar uma relação afetiva.

Demonstre respeito pelo outro como o outro é, e não como gostaria que fosse. Crie condições favoráveis para o outro expressar livremente suas ideias e opiniões, saiba ter tato para lidar com a discordância. Concentre as diferenças no campo das ideias e não permita que sejam levadas para o lado pessoal. Certifique-se de que você compreendeu de fato o que o outro queria transmitir; repita, questione, pergunte, evite ao máximo interpretações infundadas.

Por último, faça bom uso do grande amor que você tem em seu coração para aceitar incondicionalmente as outras pessoas como são: cheias de defeitos, limites, preconceitos e, também, repleta de virtudes, sonhos, conhecimentos, de sentimento. Assim como você.

Que vida quero viver? Quem eu quero ser? Como devo agir?

Resposta: Com Responsabilidade: que é o SABER-FAZER, Lealdade: que é o SABER-SER, e Iniciativa, que é o SABER-AGIR.

Tendo como prerrogativa: "Fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você".

Segundo Albert Einstein: "Somente a moralidade das nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver."

Temos que ser um modelo Moral! Não se nasce Moral, torna-se Moral!

Você pode fazer uma Proposta de Valor: O Que Você Vai Melhorar na Vida das Pessoas?

E se você quiser realizar essa proposta, terá que ser um exemplo, terá que ter Moral e ser Ético.

E você tem que aprofundar essa Proposta, desenvolvendo a mesma tendo plena consciência do que é e o que significa a Dignidade Humana!

Na realização de tal Proposta, você não deve jamais esquecer que Cada pessoa tem sua individualidade sua personalidade e seu modo próprio de ver e sentir as coisas, e é necessário que você entenda e respeite isso.

Devemos ser exemplo de cidadão, e levar Cidadania à todos, e sobre cidadania nos disse o saudoso Tancredo Neves: "A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade."

Pensando na Família e na Sociedade, qual o papel de cada Um? Qual o seu papel? Quem define?

A família tem papel central no desenvolvimento das pessoas, como a sobrevivência física (e psicológica) e o espaço para realização das aprendizagens básicas necessárias para desenvolvimento autônomo dentro da sociedade.

A família molda as características psicológicas do indivíduo enquanto está sob sua custódia, entretanto, os pais não têm poder absoluto sobre seus filhos.

Como está sua família? Você está cuidando da sua família?

E lembre-se, você deve cuidar apenas da sua família!

Para a sua família você deve dar muito amor, para as famílias alheias você deve dar o seu respeito, não importando a constituição da mesma.

Família é sinônimo de Amor e Respeito!

Qual o sentido da (tua) vida?

Dê um significado à sua vida! Seja honesto, ético, tenha moral, e busque com todas as forças fazer o bem, ajudar as pessoas, ajudar a nossa sociedade, que está vivendo uma crise moral sem precedentes.

Muitas pessoas gastam muito tempo analisando o passado. O fracasso enfoca o passado, enquanto que o sucesso se concentra no futuro.

O futuro é agora! Comece agora a fazer o bem, a ajudar o próximo! Não perca mais tempo sofrendo pelo passado, e se angustiando pelo futuro que está por vir. Foque no presente. Aja agora! Mude sua vida! Pratique ostensivamente o bem, e assim vai ter um futuro prospero e feliz!

Seja uma autoridade Moral, torne-se uma Referência!

E jamais se esqueça: Você merece uma vida plena e com propósito!



Comentários