Servidor municipal da ativa que não se cadastrar pode ter salário bloqueado

 
Começou no dia 18 de setembro e vai até o dia 31 de dezembro deste ano, o Censo Cadastral Previdenciário dos servidores públicos ativos e seus dependentes do município de Jales.

O cadastramento está sendo realizado pelo Instituto Municipal de Previdência Social de Jales – IMPS Jales e abrange todos os servidores públicos municipais ativos, titulares de cargo efetivo, da Administração Pública Direta, Autárquica e do Poder Legislativo. No ano passado, o órgão realizou o censo previdenciário para os inativos( aposentados e pensionistas).

Para fazer o recenseamento previdenciário, o servidor deve comparecer à sede do Instituto de Previdência localizada à rua 07 n.º 2072, centro. Segundo a superintendência do órgão, o censo previdenciário deste ano, será somente para os servidores ativos e efetivos do município, deverá totalizar 905 servidores

Vale lembrar que a participação é obrigatória e aquele que não a observar terá o pagamento de sua remuneração ou provento de aposentadoria ou pensão bloqueado, a partir do mês imediatamente posterior a conclusão do censo, conforme determinação do Decreto Municipal n.º 7.063, de 11 de Agosto de 2017.

Segundo o superintendente do IMPS de Jales, Claudir Balestreiro, o Censo Previdenciário proporciona uma base de dados atualizada e consistente aos RPPS, "possibilitando maior eficiência e eficácia na realização da Avaliação Atuarial, ou seja, estudo técnico baseado nos dados cadastral dos servidores, com o objetivo principal de estabelecer, de forma suficiente e adequada, os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano", ressaltando que uma base de dados precária pode trazer sérios riscos ao equilíbrio do Instituto de Previdência. "Logo o comparecimento e a participação dos servidores, é imprescindível para o sucesso do projeto e principalmente para garantir os benefícios das quais são segurados e fazem jus", enfatizou.

Caso o servidor esteja impossibilitado - acamado ou internado - em comparecer ao Instituto para o recenseamento, ele deve informar o setor competente que fará uma visita in loco para a sua atualização cadastral.

Comentários