Quer acabar com a corrupção

José Renato Nalini
secretário estadual de Educação



A não ser os corruptos - ativos e passivos - todos os brasileiros querem. E se não está ao alcance da maioria atuar, decisivamente, nessa direção, ao menos para os mais idealistas abre-se oportunidade de atuar no sentido de consolidação de uma consciência anticorrupção. O que é bastante, pois existe um consenso a considerar que essa epidemia é cultural. Está entranhada na geleia leniente de uma ética oportunista, comum a considerável parcela da cidadania.

A fórmula oferecida é participar do Concurso Cultural "Ideias.TCESP 2017", contribuição do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para fortalecer a convicção de que todos podemos fazer algo para endireitar o Brasil. O TCE-SP busca propostas inovadoras para combater a corrupção, promover a transparência e simplificar as informações sobre os gastos públicos. O tema da competição é "Transparência e qualidade dos gastos públicos". Os participantes deverão criar uma ferramenta que permita o aperfeiçoamento dos processos, rotinas e atividades do controle externo e social.

Foram lançados cinco desafios: dar ao cidadão informações que permitam o acompanhamento do uso dos recursos públicos, trabalhar e exibir os dados da transparência para facilitar a medição da qualidade dos gastos, aumentar o interesse da população sobre o controle social, potencializar a detecção de ilícitos na contratação de bens e serviços públicos a partir dos dados da transparência e criar ferramentas e metodologias para a fiscalização de recursos.

Podem participar do concurso pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos, startups com menos de cinco anos de existência no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ e Organizações da Sociedade Civil - OSCs. As equipes poderão contar com até cinco integrantes. Os selecionados serão notificados e convidados para o evento a realizar-se dia 9 de dezembro de 2017. As inscrições estão abertas até 27 de novembro, no site "Ideias.TCESP.2017", disponível no link https://www4.tce.sp.gov.br/ideias2017.

Excelente oportunidade para aqueles que têm ideias e não sabem como concretizá-las ou a quem oferecê-las. Agora, é o Tribunal de Contas do Estado, o órgão encarregado de fiscalizar, controlar e orientar Estado e Municípios a gerir com responsabilidade e lisura o dinheiro do povo, que está convidando o povo a colaborar com suas estratégias de depuração da vida pública brasileira.

O melhor: a premiação será distribuída às três equipes finalistas. Prêmio em dinheiro: 20 mil para a primeira, 15 mil para a segunda e 10 mil reais para a terceira. Vamos em frente! É o momento para exercer a criatividade em benefício de uma nova fase para o Brasil, que não suporta mais o maltrato da coisa pública por parte dos inescrupulosos que devem ser banidos de qualquer esfera de poder estatal.
 

Comentários