Fazendo Turismo: Destinos nacionais para quem busca contato com a natureza

Nada melhor que entrar em contato com a natureza e renovar as energias para continuar com a rotina que a vida moderna nos oferece. O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semi-árido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas distintas e atrações nos 4 cantos do país: a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

Com tantas opções turísticas fica até difícil escolher o próximo destino, separamos alguns locais que se destacam por oferecer ao turistas um contato direto com a natureza. Confira a lista de atrações e comece a planejar sua próxima viagem!

Novo Airão – Amazonas



Município localizado a apenas 180 km da capital do estado Manaus, é conhecido por ser a porta de entrada para o maravilhosos Arquipélago de Anavilhanas, considerado o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com cerca de 400 ilhas onde é possível ter um contato direto com os animais e as paisagens mais incríveis do Amazonas. Outro forte da região é a interação com os botos cor de rosa, uma das maiores atrações turísticas do estado.

Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul



Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal estende-se pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em função de sua importância e diversidade ecológica, a região é considera pela UNESCO como um Patrimônio Natural e Mundial. O ecossistema do Pantanal é muito diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Para explorar a região, agências de receptivo oferecem atividades como safáris, focagem noturna e passeios de barcos.

Chapada dos Veadeiros – Goiás



Ficando cada vez mais famosa, a Chapada dos Veadeiros está se tornando um destino comum entre os brasileiros que buscam dias de paz e belezas naturais. A fácil localização do Parque Nacional, a cerca de 260 km de Brasília ajudam a região a receber os turistas para conhecer as belas cachoeiras que o parque e seu entorno oferece. Entre as dezenas de quedas cachoeiras como a Santa Bárbara com águas tão cristalinas que parecem ser mentira se destacam.

Santo Amaro – Maranhão



Sonho de muitos turistas o Parque Nacional dos Lençois Maranhensesé um deserto tropical localizado no estado do Maranhão banhado por centenas de lagoas formadas pela chuva que invade a região durante os meses de fevereiro a junho. Muitos turistas procuram a cidade de Barreirinhas para explorar o incrível deserto através de barcos e carros 4×4. Um pouco mais afastado está a cidade de Santo Amaro, o diferencial é que o município está poucos quilômetros do Parque nacional, podendo chegar lá até mesmo a pé! Sem dúvidas a melhor maneira de conhecer os atrativos da região.

Foz do Iguaçu  - Paraná


Visitar as Cataratas do Iguaçu é um experiência inacreditável, através de caminhadas em trilhas no meio da mata ou passeios de barcos é possível conhecer a imensidão de quedas d’água do Rio Iguaçu na Divisa do Brasil, Argentina e Paraguay. As Cataratas do Iguaçu recebem mais de 1 milhão de visitantes por ano, sendo um destino mundialmente conhecido por sua beleza. (Fonte- site Guia Viajar Melhor)

Comentários