Direito Esportivo é o tema do Ordem do Dia desta quinta-feira (30/11)

 
O programa mostra como problemas administrativos dos times de futebol podem ser solucionados com a aprovação de um projeto de lei. Vai ao ar às 23h30, na TV Cultura e no YouTube
 
São Paulo, dia 28 de novembro de 2017 - Há quem diga que o desempenho em campo reflete a forma como o futebol é administrado em seus bastidores. Pensar assim não é apenas uma mera desculpa dos torcedores para enfrentar os fracassos de seus times. Grandes equipes amargam derrotas – nos jogos e fora deles –, enquanto seus clubes estão atolados em dívidas. Para discutir o assunto, o Ordem do Dia desta quinta-feira (30/11) tem como tema o Direito Esportivo. O programa inédito será exibido às 23h30, na TV Cultura e no YouTube.
O caso da Portuguesa é emblemático. Seu estádio, o Canindé, está à venda para que o time possa quitar suas dívidas trabalhistas. Sem recursos, o clube sofreu uma queda brusca na tabela do Campeonato Brasileiro e, atualmente, está disputando somente a Copa Paulista, sem série na disputa nacional.
Um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados pode ser uma solução para esse cenário em que diversos times estão enquadrados. Trata-se do PL nº 5.082/16, que cria a Sociedade Anônima do Futebol e prevê a instituição de uma estrutura para a profissionalização da gestão dos clubes e o seu acesso ao mercado financeiro. Caso seja aprovado, os clubes poderão, inclusive, fazer convênios com escolas públicas para incentivar as práticas do esporte e descobrir talentos. Enquanto isso não ocorre, cabe aos times sair em busca de uma nova safra para o futebol.  
Além disso, com o PL, a Sociedade Anônima do Futebol, como uma entidade privada, terá capital aberto negociado em bolsa de valores. Esse será o tema do quadro Fique por Dentro da atração. Já a Entrevista da Semana será com o advogado e coautor do PL nº 5.082/16, Rodrigo Rocha Monteiro de Castro. Ele é autor do livro “Futebol, Mercado e Estado”. E no Espaço Dez, a equipe do programa faz uma visita ao Museu Pelé, em Santos.
O programa Ordem do Dia é uma parceria entre a TV Cultura e a OAB-SP, e aborda questões do Direito que estão presentes no cotidiano do cidadão brasileiro.

Comentários