São José do Rio Preto sedia capacitação do "Programa Criança Feliz"

Capacitação do Programa Criança Feliz acontece com 62 cidades nos dias 04/07 e 05/07. As ações visam o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e a redução da desigualdade social nos municípios do Estado
 
Nos dias 04 e 05/07/17 (terça-feira e quarta-feira) o município de São José do Rio Preto e mais 61 municípios das diretorias regionais de assistência social de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Fernandópolis, Franca e Ribeirão Preto participam da primeira etapa de capacitação do "Programa Criança Feliz". A proposta do Seminário é sensibilizar os municípios para o desenvolvimento infantil e a importância de ações com foco na primeira infância por meio de intersetorialidade.
 
Na terça-feira (04/07), o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro participa da abertura da capacitação que acontece na UNIP – Av. Presidente Juscelino K. de Oliveira, s/nº Jd Tarraf II, em São José Rio Preto, das 9h às 17h.
 
O Programa Criança Feliz intensifica o acompanhamento de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 anos de idade, gestantes e crianças com até 6 anos que recebem o benefício de prestação continuada da Assistência Social. O programa que é Federal, conta com a participação do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (Seds).
 
Estarão reunidos, prefeitos, profissionais da área social, saúde e educação que terão o papel fundamental para disseminar as ações do programa em seus municípios. As capacitações contínuas serão realizadas a partir das diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.
 
"Sabemos do impacto cognitivo e social ao investirmos fortemente em ações nos primeiros dias de vida das crianças. O Governo de São Paulo dá prioridade à todas as iniciativas que fortalecem a rede de atendimento na primeira infância e soma esforços com o Ministério do Desenvolvimento Social nesta iniciativa tão urgente e necessária para quem mais precisa", afirma Floriano.
 
De acordo com a Lígia Pimenta, coordenadora do Programa Feliz no Estado de São Paulo, a intersetorialidade possibilitará o entendimento das necessidades das crianças e famílias que serão acompanhadas por visitadores. "Por meio das visitas domiciliares será possível identificar as vulnerabilidades sociais das famílias e apoiá-las para melhor acesso às redes de serviços e equipamentos", ressalta a coordenadora Lígia.
 
Sobre o Programa:
 
O programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. No Estado de São Paulo, 220 municípios participarão do projeto, com estimativa de atender cerca de 40 mil gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.
 
Um dos critérios para a participação dos municípios é dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); ter estrutura física adequada e a realização de atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
 
Drads / Municípios:
 
DRADS
Município
Alta Noroeste (Araçatuba)
Avanhandava
Birigui
Buritama
Guararapes
Ilha Solteira
Mirandópolis
Penápolis
Valparaíso
Araraquara
Américo Brasiliense
Araraquara
Descalvado
Ibaté
Ibitinga
Itápolis
Matão
Porto Ferreira
Ribeirão Bonito
São Carlos
Tabatinga
Taquaritinga
Barretos
Barretos
Colina
Guaraci
Monte Azul Paulista
Olímpia
Severínia
Fernandópolis
Santa Fé do Sul
Valentim Gentil
Votuporanga
Franca
Franca
Miguelópolis
Morro Agudo
Orlândia
Restinga
São Joaquim da Barra
São José da Bela Vista
Ribeirão Preto
Altinópolis
Barrinha
Brodowski
Cajuru
Cravinhos
Guariba
Jardinópolis
Luís Antônio
Monte Alto
Pitangueiras
Pontal
Ribeirão Preto
Santa Rosa de Viterbo
Serra Azul
Serrana
Sertãozinho
SJRP
Catanduva
Irapuã
José Bonifácio
Mirassol
Monte Aprazível
Nova Granada
Novo Horizonte
Palestina
Tanabi

Comentários