Marcelo Andreotti assumiu a Chefia do DEFERS UNESP













O Prof. Dr. Marcelo Andreotti assumiu nesta tarde de 4 de julho de 2017 a Chefia do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira
em cerimônia realizada no Anfiteatro do Departamento que foi prestigiada por Professores, Técnicos e Alunos. O mandato será de dois anos e o Professor Andreotti visivelmente emocionado destacou a sua satisfação em assumir a Chefia do DEFERS, tendo sido aluno da UNESP Ilha Solteira e realizado o seu primeiro estágio exatamente na área e no Departamento que irá chefiar. Em sua fala considerou como o maior desafio o de manter a qualidade do ensino frente ao grande Docentes que estão se aposentando. "Para a reposição e manutenção das despesas e principalmente para haver a reposição dos Docentes é preciso recursos financeiros e a crise econômica que vivemos atualmente impõe limitações, especialmente porque os recursos das universidades paulista são garantidos a partir da arrecadação do ICMS, que sofreram um grande impacto. Mas mas honraremos a tradição de lutar pela qualidade dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão".

O DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP Ilha Solteira é formado por 21 Docentes e 8 Técnicos-Administrativos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas de solos, proteção de plantas e engenharia rural, sendo reconhecido por capacidade científica e interação com a sociedade. É frequente a participação de seus docentes em eventos científicos no Brasil e no exterior e em relação à extensão universitária são atividades permanentes os Laboratórios de Solos (Fertilidade e Física) e o monitoramento climático da região através da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista.

O Professor Dr. Marcelo Andreotti era Vice-Chefe do DEFERS, tendo o Professor Dr. Mauricio Augusto Leite como Chefe e que agora será seu Vice-Chefe e assim como foi destacado "a sintonia é plena criando uma sinergia que será mantida em todas as atividades desenvolvidas e em favor de toda a UNESP". Também agradeceu a presença do Diretor eleito da UNESP Ilha Solteira, o Professor Dr. Enes Furlani Júnior, e os demais presentes.
Homenagem à Domingos Pinto Carneiro
Após a Posse, o DEFERS homenageou o Servidor Técnico-Administrativo Domingos Pinto Carneiro que se aposentou em junho, pelos seus 36 anos de dedicação à UNESP e ao Departamento, oficialmente reconhecido por todos!

Quem é Professor Dr. Marcelo Andreotti
O Professor Dr. Marcelo Andreotti é Professor Adjunto, Pesquisador 1D do CNPq, foi Coordenador de Curso de Zootecnia, Coordena o Laboratório de Fertilidade do DEFERS e leciona na área de solos. Formado na própria UNESP Ilha Solteira se tornou Engenheiro  Agrônomo em 1991 e fez seu Mestrado (1995) e Doutorado (1998) na UNESP Botucatu. Na Graduação e Pós-Graduação lidera pesquisas com ênfase em Fertilidade do Solo, Nutrição e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: integração lavoura-pecuária, produtividade de grãos, sistema plantio direto e manejo de plantas forrageiras, tendo até o momento publicado 125 artigos científicos em diferentes revistas técnicas.
Quem é Professor Dr. Mauricio Augusto LeiteO Professor Dr. Mauricio Augusto Leite possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1994), Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2002). Como Pesquisador e Docente do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos da UNESP desenvolve trabalhos nas áreas de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Rural, atuando principalmente nos temas ligados à construções rurais, qualidade da água no meio rural e recursos hídricos, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA).

Comentários