Prudente Digital será apresentado no Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista

Município apostou na informatização como facilitadora da gestão; Evento reúne gestores em Bauru neste mês
 
Durante o I Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista, que acontece no dia 25 de maio, em Bauru, o secretário municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Rogério Alessi, apresenta a gestores alguns projetos feitos pelo município na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
 
Localizado no interior do estado de São Paulo e com uma população estimada em mais de 207 mil habitantes, a cidade é um dos casos de sucesso no que tange o uso de tecnologia na gestão pública, apostando na informatização para ganhos de eficiência e atendimento aos munícipes.
 
Através do Prudente Digital, projeto lançado neste ano, vários serviços municipais podem ser feitos pela internet, facilitando a vida dos usuários.  Pela ferramenta Prefeitura e Você, disponibilizada no portal, o cidadão pode solicitar serviços como podas de árvore, trocas de lâmpada, reformas no asfalto, entre outros. 
 
O portal também disponibiliza um mapa do município, com notificações de irregularidades de terrenos, onde o cidadão pode consultar problemas encontrados pelo fiscal da Prefeitura. Além disso, por ele podem ser requeridas emissões de certificados, acompanhamento de licitações e acesso ao Portal da Transparência.
 
Segundo o secretário, há planos para que as licitações sejam transmitidas ao vivo. “O benefício é que está tudo em um local só”, diz Alessi, ressaltando a necessidade de intensificar o projeto para que a população não precise ir à Prefeitura.
 
O Prudente Digital não facilita apenas a obtenção de serviços municipais. Através dele é possível consultar os estoques de medicamentos das unidades de saúde, permitindo ao paciente verificar quais unidades de atenção básica disponibilizam o medicamento naquele momento.
 
Para o secretário, a tecnologia é uma facilitadora para o município. “É a ferramenta que permite que a gestão pública seja mais eficiente e mais barata. Em tempos de crise é importante fazer mais com menos”, diz ele.
 
Internet gratuita - Além dos serviços digitais que facilitam a vida de quem vive na cidade, os pontos de Wi-Fi gratuitos também foram uma das formas encontradas pela gestão para tornar Presidente Prudente uma cidade mais conectada. Hoje já são 60 pontos de internet gratuita instalados pelo município. Até o final do ano, a meta é fornecer 75 pontos. Em 80% das unidades de saúde também há internet gratuita. Para Alessi, é “uma forma de deixar a espera mais humanizada”.
 
Projetos futuros
Em setembro a Prefeitura planeja inaugurar o Centro de Inovação Tecnologia, um local equipado e desenvolvido para a criação de produtos e projetos inovadores. Nos próximos dias, a Prefeitura informa que começará e adaptação de uma antiga escola que dará lugar a um ambiente de 4 mil metros quadrados (m²), com laboratórios e coworking. O local abrigará laboratórios de teste de software, laboratórios de realidade virtual, análises químicas, informática, entre outros espaços para o desenvolvimento de iniciativas. De acordo com Alessi, o projeto é, por enquanto, o primeiro coworking de tecnologia municipal no Brasil.
 
Evento – O I Fórum de Cidades Digitais do Centro-Oeste Paulista vai reunir em Bauru, no próximo dia 25 deste mês, prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br.
 
A iniciativa é organizada pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Bauru, com o patrocínio master do grupo Torino/HP e Facimus, ouro da Exati Tecnologia e apoio da Associação Brasileira de Internet (Abranet) e da Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo (Amcesp).

Comentários