Páginas

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Figuras da Dança homenageia Maria Pia Finócchio

A série exibe a trajetória da bailarina, coreografa e criadora do Dia da Dança Clássica, data aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Vai ao ar neste sábado (15/4), às 23h, na TV Cultura



 
 Neste sábado (15/4), a TV Cultura dá continuidade à exibição da nova temporada do Figuras da Dança. No episódio inédito que a emissora leva ao ar às 23h, a história da bailarina e coreógrafa Maria Pia Finócchio é apresentada.
Nascida em Gaurama (RS), em 1940, Maria Pia Finócchio é filha da alemã Lucia Hansek Finócchio e do italiano Marco Domenico Finócchio, que se mudaram para São Paulo em 1947. “Meu pai veio ser médico da colônia italiana no Rio Grande do Sul e colocou meus outros três irmãos para serem internos do Colégio São Bento e Santa Marcelina, em São Paulo. Como ele não queria que a família ficasse separada, resolveu se mudar para cá para ficarmos todos juntos”, conta.
 
Na metrópole, por imposição do pai, que achava que a filha tinha que “fazer exercícios para fortalecer a saúde”, Maria Pia iniciou seus estudos de balé clássico, aos sete anos, na Escola Municipal de Bailados (EMB). Aos poucos, começou a chamar atenção tanto de pessoas importantes do meio artístico como de emissoras de televisão e engatou sua carreira como bailarina.
 
Em 1959, já era destaque nacional da TV e passou a comandar seu primeiro programa: O Mundo na Ponta dos Pés, transmitido ao vivo pela então TV Paulista. Enquanto se esforçava para aprender cada vez mais sobre a dança brasileira, era reconhecida também por sua atuação na Europa. Em 1970, foi convidada pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) a ser Embaixatriz do Turismo do Brasil no Exterior. Atualmente, formada em direito, ela exerce a profissão como juíza do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário