Cia de dança de Florianópolis será a atração do jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

O Espetáculo "1717" é inspirado na história da padroeira do Brasil
e já foi apresentado na Itália; Nexxera apoia culturalmente a empreitada
São Paulo, 28 de abril de 2017 - No ano de 1717, três pescadores içaram duas partes de uma estatueta – o corpo e depois a cabeça – do fundo do rio Paraíba do Sul. Em seguida, a pesca, que estava escassa, se fez farta. O acontecimento é considerado o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida, representada pela imagem de terracota enegrecida pela ação da água do rio e alçada ao posto de padroeira do Brasil em 1930. Presente na cultura popular brasileira há 300 anos, a santa recebe em 2017 as homenagens dos fieis num evento sediado em Aparecida do Norte, mas com atividades em todo o território nacional desde outubro de 2016. O "Jubileu 300 anos de Bençãos" é a comemoração oficial do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, onde inclusive acontece a 55ª Assembleia Geral da CNBB de 26 de abril a 5 de maio.
É nesse contexto de celebração que a Dois Pontos Cia de DançaTeatro, de Florianópolis, fará duas apresentações do espetáculo "1717" na cidade onde está a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e que é pólo de peregrinação de fieis de todo o Brasil. Serão duas apresentações no auditório do Seminário Santo Afonso. A primeira, no dia 29 de abril, será para convidados. Já no dia 30, o espetáculo será exibido para os bispos e cardeais presentes na Assembleia da CNBB.
O Grupo Nexxera, líder nacional em transações eletrônicas, apoia culturalmente a Dois Pontos Cia de DançaTeatro por meio de seu Instituto. "Sabemos a importância que a cultura tem para a formação social de um povo e é um privilégio apoiarmos culturalmente a Dois Pontos Cia de DançaTeatro que tanto faz para rememorar esta tradição brasileira tão valiosa para o nosso povo", explica a Diretora do Instituto Nexxera, Andrea Silva.
Sobre "1717"
Espetáculo  1717
A devoção brasileira pela santa instigou os diretores Alexandra Klen e Ricardo Tetzner a desenvolverem este trabalho de dança-teatro, que é a primeira montagem da companhia fundada em janeiro de 2015, na capital catarinense. Para levá-la ao palco, eles a coreografaram em quatro atos: "Anunciação" (a feitura em barro da mãe de Jesus e sua aparição no rio), "Peregrinação" (fé a caminho do santuário ou de si mesmo), "Pedidos e Agradecimentos" (profusão de milagres) e "Destruição e Coroação" (tempestade de pecados e a nova rainha). "1717" estreou no dia 12 de outubro de 2015, na nave da Catedral Metropolitana de Florianópolis. A apresentação aberta ao público foi a primeira de um número de dança naquele local.
Em Roma
Um ano depois, a montagem foi a Roma, também no dia 12 de outubro, a convite do Colégio Pio Brasileiro, para uma exibição na comemoração do dia da padroeira. O convite veio depois que "1717" recebeu o "patrocínio santo" do Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano, em reconhecimento ao valor cultural e artístico da montagem. A apresentação aconteceu após uma missa conduzida pelo catarinense Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também estava presente o Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O Cardeal é atualmente o brasileiro que exerce o mais alto cargo na Cúria Romana e foi cogitado ao papado no último Conclave.Para o reitor do Colégio "é uma tradição que ganhou especial beleza". Padre Geraldo Maia foi agente do convite para que a Dois Pontos apresentasse o espetáculo em Roma e assistiu ao lado do embaixador do Brasil na Santa Sé, Denis Santos de Souza Pinto e da embaixatriz Maria do Carmo de Souza Pinto.
Diversidade e inclusão
Uma extensa pesquisa foi empreendida para envolver a plateia nessa história que mescla arte, religiosidade e cultura popular. Ora em grupo, ora em duos, sete bailarinos são conduzidos por uma trilha sonora enriquecida por composições de Chico Buarque a Vivaldi. O cenário - projetado para o caráter itinerante de "1717" - é minimalista e traz uma grande tela de construção que envolve o palco e os dançarinos. Segundo Ricardo, "são características alinhadas com a temática do espetáculo: simplicidade, esforço e construção".
A coreografia costura vários estilos, como samba, danças urbanas, forró e ainda o improviso com jogos teatrais, refletindo a diversidade cultural das cidades brasileiras, de todos os tamanhos e regiões, que já ouviram falar de Nossa Senhora Aparecida.
O elenco conta com uma tradutora e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que faz parte do contexto e da composição coreográfica. O objetivo é incluir minorias linguísticas no espetáculo e todos os bailarinos também aprenderam um pouco desta forma de comunicação. Conforme Alexandra, "é nos detalhes que a companhia manifesta sua missão de educar e inovar através da arte, além de seus valores, como a diversidade".
Ficha técnica
Conceito e Pesquisa
Dois Pontos Cia de DançaTeatro

Coreografia
Ricardo Tetzner

Criação
Alexandra Klen, Aline Mombelli,
Arthur Fernandes, Juliana Querino,
Leonardo Reis, Natália Rigo, Ricardo
Tetzner

Elenco Atual
Alexandra Klen, Caroline Rögelin, Eliza Moritz, Guilherme Rocha, Leonardo Reis, Natália Rigo, Ricardo Tetzner

Tradução e Interpretação em Libras
Natália Rigo

Figurinos
Beirão Figurinos Cênicos

Vestido de Arame
Josiane WVieira

Cenografia
Alexandra Klen e Ricardo Tetzner

Iluminação
Andrés Tissier

Edição de Som
Alexandre Green

Assessoria de Comunicação e Design Gráfico
Angelita Corrêa

Assistente de Produção
Bianca Barbi

Direção Geral e Artística
Alexandra Klen, Ricardo Tetzner

Vídeo
Teaser do espetáculo "1717" no Youtube: www.youtube.com/watch?v=75mWlD12ruc

Sobre o Grupo
Nexxera
Líder nacional em transações eletrônicas financeiras e mercantis no relacionamento das empresas com a sua cadeia de valor, o Grupo Nexxera está há mais de 20 anos no mercado. Atualmente, é o principal gateway de serviços e soluções em termos de market share no mundo B2B e o principal fornecedor de conectividade (EDI) e VAN do setor. Com sede em Florianópolis e unidades em Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, tem homologadas mais de 75 instituições financeiras e mais de oito adquirentes de cartão. Suas empresas hoje são: Nexxera, Yupee, Nexxpago, Pago e Instituto Nexxera. Focado em serviços, sua tecnologia é fornecida com o objetivo de simplificar e facilitar a gestão e as transações financeiras, logísticas e mercantis, alcançando, com suas soluções, mais de 980 mil CNPJ's e dois milhões de pessoas físicas conectados em tempo real. Inovando constantemente, seu mote é surpreender e proporcionar uma experiência de usuário cada vez melhor; com satisfação, segurança, qualidade e agilidade.
http://www.nexxera.com/pt

Comentários