A natureza e a defesa da vida

 
Flávio Rodrigo Masson Carvalho Professor do UNIBAVE
– Orleans - SC equilibriumtc@hotmail.com
 

 
 

Precisamos fazer uma reflexão sobre o que estamos fazendo com a natureza, com o meio ambiente.
 
Precisamos fazer um resgate do ser humano, para que possamos salvar a natureza.

O homem está destruindo aquilo que Deus nos presenteou. Estamos destruindo a criação!

Precisamos "cultivar e guardar a criação"!

O direito à vida é o mais importante, e o mais discutido dentre todos os direitos, e está previsto no artigo 5º da nossa Constituição Federal. Dele decorrem todos os outros direitos.

Não há que se falar em defesa da vida se não cuidarmos da natureza!

Nossos biomas estão ameaçados, ou seja, a Amazônia, a mata atlântica, o pantanal, a caatinga, o pampa e o cerrado estão ameaçados.

O homem é a maior ameaça!

Muitos animais, repteis, plantas, etc, estão desaparecendo de nossos biomas, e muitos já estão extintos. Várias são as criaturas que não mais existem!

Dentre as criaturas que se encontram em extinção, podemos acrescentar o Homem de Bem. Este tem sua existência ameaçada pela corrupção, violência, pelas guerras, pelo ódio. O homem de bem está calado, é extremamente tímido, está ausente.

Estamos vivenciando uma enorme crise do pensamento ocidental contemporâneo. A falta de ética e moral, estão mudando nossos valores. Estamos extremamente fragilizados, fruto da nossa ignorância.

Qual o rumo do planeta terra?

Qual o tamanho da culpa dessa tal Globalização?

Qual a função do Homem de Bem perante a natureza?

Temos que promover encontros, cursos, reuniões para discutirmos tais questões. E fazer outros questionamentos, e por fim tentar responde-los.

O que está acontecendo com o meio ambiente, ou seja, com a natureza, é problema de todos.

Temos que fazer uma análise aprofundada sobre a destruição da natureza. E no que tange a natureza, o meio ambiente, nenhuma análise pode ser isolada, tudo se comunica!

Temos que formar mais especialistas em meio ambiente. Tem que ser ensinado nas escolas a prática da preservação ambiental.

Precisamos ouvir mais os engenheiros, os biólogos, sociólogos, para que possamos ter maior conhecimento sobre a destruição de nossos biomas, de nosso planeta.

Para o homem predador, a terra já não serve mais, e ele já está buscando outros planetas habitáveis, já pensando em povoa-lo, e certamente destruí-lo também, como estão fazendo com a terra.

Estamos sendo governados por "animais racionais", que estão a cada instante perdendo a razão, e se transformando cada vez mais em "besta ferozes".

O homem está perdendo a capacidade de amar!

E sem amor não há respeito!

A natureza está sendo destruída, e em breve ela reagirá, e o homem não será páreo para tamanha fúria. Essa é uma guerra, homem versus natureza, que jamais poderemos vencer.

O homem jamais conseguirá vencer a natureza!

Hoje a natureza pede socorro, mas se continuarmos a trilhar esse caminho de destruição, em breve, seremos nós a gritarmos por socorro.

O homem precisa se amar mais, amar o próximo, só assim poderá salvar o planeta.

Precisamos resgatar o ser humano, aquele que um dia foi a mais bela criação de Deus, mas que hoje está fazendo de tudo para que o Criador deixe de amar sua cria.

Vamos juntos, com amor, salvar o planeta, enquanto ainda é possível.

Comentários