Ética profissional

Flávio Rodrigo Masson Carvalho
Professor do UNIBAVE – Orleans - SC
 
Ética profissional é o conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
 
A ética profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão.
Aquele que é ético na sua profissão age com extremo profissionalismo, e estas são algumas características do profissionalismo: Habilidades, capacidades, aptidões - Competência profissional - Compromisso e comprometimentos social - Conhecimento técnico e científico - Qualidade, dedicação e eficácia - Respeitabilidade às leis - Preservação da segurança - Avaliação e prevenção de riscos potenciais - Valorização profissional - Assumir-se nominalmente pelos seus.
A dimensão ética é, essencialmente, a projeção social, comunitária e solidária da vida humana.
A Ética revela que a responsabilidade que cada um tem frente a si mesmo e à sua própria consciência, tem-na, no fundo, frente a todos os demais.
O compromisso é, em verdade, duplo e simultâneo: com si mesmo e com os outros. E isto se torna particularmente manifesto nas atividades acadêmicas ou profissionais, pois nelas, de múltiplas formas, estão essencialmente englobados outros seres humanos, seja em termos individuais ou sociais.
Existe uma tendência do ser humano em defender, em primeiro lugar, seus próprios interesses, a isso se dá o nome de individualismo.
Consciência de grupo: tem surgido, quase sempre, mais por interesse de defesa do que por altruísmo.
De qualquer forma, a conduta humana pode sofrer os efeitos da ambiência institucional, mas não pode excluir a vontade ética; a ação, mesmo em nome da instituição, será sempre uma ação humana, com responsabilidade perante a Ética!
Ética profissional é conjunto de valores, princípios e ideais que regem o desempenho de toda profissão, bem como de cada profissão, especificamente.
Outras "Qualidades" Éticas: Honestidade – Sigilo – Competência – Prudência – Coragem – Perseverança – Compreensão – Humildade – Imparcialidade – Otimismo.
Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até a auto-destruição.
Ser ético é praticar atos em benefício de você e dos outros, mesmo sabendo que não está sendo observado por alguém.
Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade.
 

Comentários