DIA DO SOLDADO




É com imenso prazer que o Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar do Interior vem a público, nesta data tão especial, para homenagear e agradecer a todos os Policiais Militares que dedicam suas vidas em prol da causa pública.
O termo “Soldado” normalmente nos remete àquela graduação inicial da carreira militar, àquele que está submetido às ordens dos Cabos, Sargentos e Oficiais. Porém seu significado é muito mais amplo, e representa todos os integrantes das carreiras militares.
No dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro.
Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno, aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe.
Aos trinta e quatro anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – como na revolta dos Farrapos.
Atuava junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes consecutivas.
A vitória conquistada de maior importância para o Brasil foi a da guerra do Paraguai, em 1869, onde conquistou o título de Duque.
          Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.
Os soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes.
Policial Militar, parabéns pelo seu dia e pelo valoroso trabalho desempenhado na defesa do povo paulista!
                                                   Fernandópolis, 24 de agosto de 2016.
 
ANTONIO UMILDEVAR DUTRA JUNIOR
TENENTE CORONEL PM COMANDANTE DO 16º BPM/I

Comentários