Repórter Eco apresenta a beleza da arte da palavra para a educação

 
O Repórter Eco deste domingo, 26 de junho, destaca um projeto totalmente inusitado que trabalha com memória, educação e cultura. O programa da TV Cultura também apresenta mais duas reportagens, uma sobre o reaproveitamento de águas usadas em banho ou máquinas de lavar, e outra sobre esculturas feitas a partir de sucatas. A edição vai ao ar às 17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni.

A arte de contar histórias guia a vida da pesquisadora de narrativas tradicionais Regina Machado, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Autora de vários livros, como A Arte da Palavra e da Escuta e Nasrudin, é criadora e curadora do Encontro Internacional Boca do Céu que, a cada dois anos, reúne contadores de histórias do mundo todo na capital paulista.

A iniciativa tem como principal objetivo promover um espaço de reflexão, criação e ação cultural com foco total na arte da palavra, algo que transpassa qualquer época e tempo histórico e é capaz de moldar eruditamente toda uma sociedade. Assim, é possível pelas narrativas orais propiciar diferentes situações de contato com a educação e alimentar a natureza humana com virtuosidade. Segundo Regina Machado, "A vida tem a natureza, a beleza, a força, a dignidade, a coragem, a luta, a briga, o dilúvio. Tudo isso faz parte dela, e os contos estão todo o tempo falando dessa unidade, se você puder escutá-lo".

Além disso, o programa também apresenta uma reportagem que traz incentivos à economia de água potável, conhecidas como águas cinza, àquelas usadas no banho e em máquinas de lavar. A noção ecológica veio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que lançou um guia para melhores ideias de reuso da água. Mas, é importante ressaltar: ela não pode ser utilizada para beber ou cozinhar, uma vez que passou pelo processo de reciclagem, e também não pode ser reutilizada num período maior do que oito horas pós-tratamento.

Para os pesquisadores do IPT, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, há um modo correto de poupar o bem natural e economizar nas contas. De acordo com Wolney Alves, engenheiro sanitarista, "Economizar e reaproveitar água é muito importante, inclusive porque esse bem natural vem sendo poluído, principalmente nas nossas cidades".

Por fim, o Repórter Eco mostra uma reportagem sobre esculturas feitas a partir de sucatas. Concretizada pelo mecânico Diego Teodoro, a ideia é transformar peças automotivas e metais usados em objetos artísticos que reproduzam, por exemplo, animais. Mesmo estando há 11 anos trabalhando como mecânico, ele já fez mais de 40 peças, dentre as quais algumas ele deu de presente e outras ele colocou à venda.

Comentários