Polícia Militar ganha reforço de mais 2,8 mil soldados

Os 2.408 homens e 403 mulheres passaram por um ano de curso na Escola Superior de Soldados; desde 2011, 21,6 mil agentes ingressaram na PM
A Polícia Militar recebeu um reforço de 2.811 novos policiais, que se formaram na manhã desta quarta-feira (11), durante solenidade no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da Capital. Os soldados intensificarão o patrulhamento preventivo e ostensivo das ruas.
Os novos policiais foram selecionados em um concurso que contou com 42.994 inscritos para 2.848 vagas – uma média de 15 candidatos por cargo. O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, participaram da solenidade.

"Tenho absoluta certeza de que os novos policiais irão aprimorar cada vez mais a segurança pública de todos os paulistas", exaltou Moraes


Os recém-formados – 2.408 homens e 403 mulheres – passaram por cerca de um ano de curso na Escola Superior de Soldados (ESSd). O curso teve 1.516 horas de aulas, com 49 disciplinas dos módulos básico e específico.
Entre as disciplinas, os alunos da Escola Superior de Soldados estudaram Direitos Humanos, criminalística, Método Giraldi – que é o tiro defensivo pela preservação da vida –, defesa pessoal, inteligência policial, entre outras.
Com nota final de 9,72, o agora soldado Deyvid Genu da Silva recebeu uma medalha em reconhecimento ao seu desempenho no curso. O segundo colocado foi Daniel Sarroche Honório (média 9,7) e o terceiro, Luiz Henrique de Souza (9,63).
O paraninfo na turma foi o coronel da reserva Luiz Eduardo Pesce Arruda. Atualmente professor de Comunicação Social em duas universidades, Arruda ingressou na PM em 1977 e foi comandante do policiamento da Grande São Paulo.

Mais reforço
O Estado de São Paulo conta com a maior Polícia Militar da América Latina e um efetivo de 87,5 mil agentes. Com os soldados que terminam o curso de formação nesta quarta, 21.602 novos policiais ingressaram na corporação desde 2011.
Há ainda um concurso em andamento para a contratação de mais 2 mil soldados e outros 2.247 estão em formação na Escola Superior. Na Academia do Barro Branco, 449 policiais se pararam para se tornarem oficiais.



Dia da PM Feminina
O secretário e o governador aproveitaram a solenidade para parabenizar todas as mulheres da PM pelo seu dia, a ser comemorado amanhã, 12 de maio. "A Polícia Militar de São Paulo é a PM que mais tem mulheres em suas fileiras", ressaltou Alckmin. "São mais de 10 mil policiais femininas".

"A PM de São Paulo tem 12% de mulheres em seu quadro", destacou Moraes, que elogiou a atuação da tropa feminina em nome das coronéis Claudia Rigon (Diretoria de Pessoal), Eliane Nikoluk (Comando de Policiamento do Interior 1 / CPI 1), Helena dos Santos Reis (Comando de Policiamento do Interior 5 / CPI 5).


O Dia da Policial Militar Feminina, data oficial do calendário estadual, foi criado pela lei nº 11.249, de 4 de novembro de 2002.


Comentários