Crianças e gestantes do Bolsa Família cumprem condicionalidade de saúde
Com apoio do MDS, Saúde registrou dados de 8,9 milhões de famílias em todo o Brasil

Brasília, 1º – Mais de 99,1% das crianças e 99,3% das gestantes beneficiárias do Bolsa Família que foram acompanhadas durante o segundo semestre de 2015 cumpriram as condicionalidades de saúde do programa. O percentual representa 5,4 milhões de crianças de até sete anos com as vacinas em dia e 244,7 mil grávidas com o pré-natal em dia.
Veja no gráfico os dados dos municípios da microrregião de Jales
Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e das equipes estaduais e municipais de saúde, registrou dados de 8,9 milhões de famílias, número que representa 76,8% do total com perfil para acompanhamento. "Os números mostram que, de fato, as famílias estão tendo acesso ao serviço básico de saúde. As condicionalidades reforçam esse direito àqueles que são historicamente excluídos", destaca Rodrigo Lofrano, coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS.
O acompanhamento de saúde é feito a cada seis meses e é um compromisso das famílias que integram o programa e do poder público para ampliar o acesso dos beneficiários a direitos sociais básicos. Os recém-nascidos e as crianças de até 7 anos devem ser pesados, medidos e ter o calendário de vacinação atualizado. Mulheres entre 14 e 44 anos ou que estejam grávidas também devem ser assistidas.

Comentários