Parceria Profissional: Psicologia x Fonoaudiologia, por: Francieli Trevizan

 
As profissionais Jehan Said – Psicóloga e Francieli Trevizan F. Tonelotti – Fonoaudióloga atendem a população de Jales, Fernandópolis e região na Clínica Multidisciplinar de Jales.

Realizaram uma parceria no atendimento em grupo para público infantil, tiveram resultados positivos e compartilharam estas informações com a população.

Os atendimentos abrangeram aspectos de promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, bem como orientação familiar e planejamentos terapêuticos, que tiveram por finalidade promover o equilíbrio e a adaptação ativa do indivíduo consigo mesmo e com seu ambiente.

A partir da troca de experiências foram observados um grande número de pais, assim como encaminhamentos de escolas e de profissionais da equipe de saúde em busca de atendimento infantil.

A maioria dos encaminhamentos estavam relacionados à comportamentos agressivos, falta de limites, hiperatividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento.

Assim, foi pensado na construção de um espaço coletivo que pudesse trabalhar estas questões, desmembrando o sintoma que até então era visto apenas como individual e patológico. A partir dessa compreensão buscou-se dialogar e construir uma abordagem grupal que mobilizasse tanto a equipe profissional, quanto os espaços institucionais, como escola e família.

Foram selecionadas as crianças que estavam em atendimento individual com fonoaudióloga e psicóloga, que apresentavam dificuldades em ambiente de socialização, em contexto com outras crianças da mesma faixa etária. Sendo que estas precisavam ser inseridas em um ambiente social para desenvolver a habilidade de linguagem oral e escrita, bem como comunicação interpessoal.

Verificou-se maior índice de alta por resolutividade nos casos clínicos porque as crianças se beneficiaram de um espaço em grupo.

Artigo Elaborado por: Francieli Trevizan – Fonoaudióloga / Resultado de Atividade de Aperfeiçoamento em Educação Permanente em Saúde pela EAD - Fiocruz

Comentários