Urânia realiza a 1ª Semana do Selante, com apoio do NASF





 
Aconteceu nesta semana, de 8 a 12 de Junho a 1° Semana do Selante desenvolvida na ESF I de Urânia, tendo como responsável a Equipe de Saúde, o dentista Dr. Orlando Vieira, e como auxiliar Adma Cristina Lopes Domingues. O público alvo foram os alunos do ensino fundamental da escola E.E. Prof. Élide Apparecida Carlos.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Urânia, que disponibilizou o meio de transporte às crianças puderam se deslocar, sala a sala, à ESF I para consulta odontológica. Esse projeto foi realizado para incentivar não só às crianças em idade escolar, mas também à população em geral, o quanto é importante a prevenção para a saúde bucal.

O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície dos dentes do fundo da boca (molares e pré-molares) preservando a saúde bucal, agindo como uma barreira protetora, facilitando a limpeza dos restos de alimentos e o controle da placa bacteriana.
A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, Beatriz Rozan Fazzio (Farmacêutica), Ludimila da Silva Perencini Meneses (Psicóloga), Naiara Cristina Pereira Frederico (Terapeuta Ocupacional), e Regiane Osti (Nutricionista), participou ministrando palestra na escola sobre como a alimentação pode influenciar na saúde bucal. A nutricionista orientou as crianças, sobre quais alimentos são benéficos a qualidade dos dentes e quais os maléficos, como por exemplo, doces em geral. Foi apresentado vídeo infantil, explicando de forma lúdica o assunto, com o objetivo de incentivar a criação de hábitos saudáveis a esta faixa etária de como prevenir a saúde da boca.

Toda equipe envolvida no projeto ficou muito satisfeita com a participação efetiva das crianças, tanto no consultório quanto na palestra, tirando dúvidas e com olhos atentos as informações recebidas. A equipe também agradece a colaboração e a disponibilidade da direção da escola para o desenvolvimento do trabalho, que sempre recebe a Saúde do município de portas abertas.

Comentários